SANTO DO DIA

HOJE

18 DE AGOSTO é o 230.º dia do ano no calendário gregoriano (231.º em anos bissextos). Faltam 135 para acabar o ano. FATOS – 1942: Manifestações no Brasil exigiam que o governo de Getúlio Vargas entrasse na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo. No início da guerra, Getúlio manifestou-se favorável à política do Eixo; 1964: A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid. NASCERAM1832: Victor Meirelles, pintor brasileiro (+ 1903); 1915: Aldo Locatelli, pintor brasileiro (+1962). MORRERAM1972: Sérgio Cardoso (FOTO), ator brasileiro (*1925); 2007: Gervásio Maia, político paraibano (*1944).

 

SANTO DO DIA

SANTA HELENA  se dedicou a expansão da evangelização e crescimento do Cristianismo em todos os domínios romanos. Patrocinou a construção de igrejas católicas, de mosteiros e ajudou a organizar as obras de assistência aos pobres e doentes.

Apesar de idosa e cansada, foi em peregrinação para a Palestina visitar os lugares da Paixão de Cristo. Conta a tradição que Helena ajudou, em Jerusalém, o Bispo Macário a identificar a verdadeira Cruz de Jesus. Morreu no ano 330. EVANGELHO DO DIA - Lucas 1,39-56 1 39Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. 40Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42E exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?  44Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. 45Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!" 46E Maria disse: "Minha alma glorifica ao Senhor, 47meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, 49porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. 50Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. 51Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. 52Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. 53Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. 54Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, 55conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. 56Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa". Palavra da Salvação.

 

PALPITÃO

Desportista Nelsinho Ochi (FOTO) vai palpitar a 15ª rodada do Brasileiro para tentar desbancar o médico Sérgio Nechar que lidera com três acertos: Corinthians 2 x 0 Botafogo; Fortaleza 0 x 2 Internacional; Vasco 1 x 1 Flamengo; Athetico PR 2 x 3 Atlético MG; Grêmio 0 x 0 Palmeiras; Fluminense 3 x 0 CSA; São Paulo 4 x 0 Ceará; Bahia 1 x 1 Goiás; Cruzeiro 2 x 3 Santos e Chapecoense 1 x 1 Avaí.