FAMOSO

HOJE

14 DE MARÇO é o 73.º dia do ano no calendário gregoriano (74.º em anos bissextos). Faltam 292 para acabar o ano. FATOS – 1964: Um júri em Dallas, Texas considera Jack Ruby culpado por assassinar Lee Harvey Oswald, suspeito do assassinato de John F. Kennedy; 1985: O presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves é internado, na véspera de sua posse, em um hospital de Brasília, onde realiza uma operação abdominal. Em seu lugar, assume a presidência o vice José Sarney. Tancredo morreria no dia 21 de abril desse mesmo ano. NASCERAM – 1939: Glauber Rocha, cineasta brasileiro (+1981); 1946: Baldocchi, futebolista brasileiro. MORRERAM1993: Cláudio Pacheco Brasil, escritor e jurista brasileiro (*1909); 2018: Marielle Franco, socióloga e política brasileira (*1979).

 

SANTO DO DIA

SANTA MATILDE nasceu em 895 e casou-se aos 14 anos com o Rei Henrique da Germania, tendo dois filhos: Oton e Henrique. Além de ser muito dedicada aos trabalhos aos mais necessitados utilizando seu patrimônio, era também bastante atuante nas questões políticas junto a seu marido. EVANGELHO DO DIA - Mateus 7,7-12 Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai! Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo a alegria de ser salvo! (Sl 50,12.14). Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 7 "Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. 8 Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á. 9 Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? 10 E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? 11 Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem. 12 Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas". Palavra da Salvação.

 

 

RAPIDINHAS

PESSOA MAIS RICA DE TODOS OS TEMPOS – O americano John Davison Rockfeller é considerado a pessoa mais rica da história – fortuna estimada em 323,4 bilhões de dólares.

REFLEXÃO - "Se você está procurando uma grande oportunidade, descubra um grande problema." (Martinho Lutero)

POLÊMICAS – SIMONY - Ela começou sua carreira criança, no Balão Mágico. A cantora cresceu e sua vida pessoal virou notícia. O casamento com o ex-presidiário Afro X estampou a capa dos jornais quando, Simony, grávida, ficou como refém em uma rebelião no extinto Carandiru.

BARRACOS EM NOVELAS - A PRÓXIMA VÍTIMA (1995) - Diego (Marcos Frota) descobriu a traição de Isabela (Claudia Ohana) - em pleno dia do casamento. Vestida de noiva, a malvada apanhou na frente de todos os convidados. No meio da briga, o rapaz deu um tapa tão forte no rosto de Isabela que ela acabou rolando escada abaixo. Mas, em vez de terminar o barraco por aí, as agressões continuaram no andar de baixo.

11 ANOS DE CASAMENTO – Bodas de aço.

 

FAMOSO

O baiano Antônio Frederico de CASTRO ALVES completaria hoje 172 anos.  Foi, no dizer de Afrânio Peixoto, "o maior poeta brasileiro, lírico e épico"; autor de clássicos como Espumas Flutuantes e Hinos do Equador que lhe alçaram à posição de maior entre seus contemporâneos, os versos de poemas como Os Escravos, A Cachoeira de Paulo Afonso e Gonzaga lhe valeram epítetos como "poeta dos escravos" e "poeta republicano" por Machado de Assis, ou descrição de ser "poeta nacional, se não mais, nacionalista, poeta social, humano e humanitário", no dizer de Joaquim Nabuco. Integrou o movimento romântico, fazendo parte no país daquilo que os estudiosos chamam de "terceira geração romântica".