UBS Alto Cafezal fecha a farmácia por um mês

A UBS Alto Cafezal fechou sua farmácia por falta de profissional. A farmacêutica responsável está de férias e o Município não tem quem a substitua nesse período, até 22 de janeiro. A Prefeitura informou, no entanto, que a partir do dia 27 de dezembro será feita uma abertura de duas horas por dia. Os usuários da Unidade Básica de Saúde, que fica na zona Oeste, estão sendo orientados a se deslocar a

A UBS Alto Cafezal fechou sua farmácia por falta de profissional. A farmacêutica responsável está de férias e o Município não tem quem a substitua nesse período, até 22 de janeiro. A Prefeitura informou, no entanto, que a partir do dia 27 de dezembro será feita uma abertura de duas horas por dia.
Os usuários da Unidade Básica de Saúde, que fica na zona Oeste, estão sendo orientados a se deslocar até a Ucaf (Unidade Central de Assistência Farmacêutica), junto ao Terminal Urbano, até o dia 22 de janeiro. Ou aguardar o dia 27 de dezembro, quando o serviço vai abrir duas horas por dia de segunda a sexta-feira, das 11h às 13 horas.
As zonas Norte e Sul de Marília não têm mais farmácia dentro dos postos de saúde, mas já estão implantadas nessas áreas as farmácias regionais, centralizando a dispensação de medicamentos.
Já a zona Oeste ainda não conta com farmácia regional e a farmácia na UBS Alto Cafezal está fazendo falta. “Não concordo com isso porque leva muitas pessoas que não têm veículo próprio, incluindo doentes e idosos, a ter que se deslocar até o centro da cidade para conseguir pegar um remédio”, disse a dona de casa Marília Freitas.
Marília esteve com o marido na UBS Alto Cafezal ontem e saiu de mãos vazias. “Viemos pegar um remédio e encontramos a farmácia fechada. O pior é que na Ucaf, onde nos mandaram ir, além de longe, nunca tem o remédio de pressão que meu esposo precisa”.
A população estranhou que as férias de um profissional impliquem na suspensão de um serviço. Embora a lei exija a presença de um farmacêutico, os usuários comentaram que deveria haver profissionais suficientes para se revezar nos postos de trabalho, cobrindo as ausências uns dos outros em horário integral.
A farmácia da UBS Alto Cafezal foi fechada no dia 20 e permanece assim até 22 de janeiro. O Jornal da Manhã perguntou à Administração Municipal qual a previsão para implantar a farmácia regional na zona oeste e quantos farmacêuticos atuam hoje na rede municipal de saúde, mas não obteve resposta.
Município
A Secretaria Municipal da Saúde de Marília informou que “o Plano de Reestruturação da Assistência Farmacêutica do município encontra-se em fase de execução, sob avaliação constante e sujeito a alterações, visando qualificar o atendimento e garantir a população o acesso aos medicamentos”.
A pasta alertou que, em função de férias programadas da farmacêutica lotada na unidade, os usuários da UBS Alto Cafezal terão alteração no atendimento até o próximo dia 20 de janeiro, com entrega de remédios das 11h às 13h de segunda a sexta-feira a partir do próximo dia 27. Somente nos demais horários, os medicamentos precisarão ser retirados na Ucaf.