Ficção científica no Cine Cultura

Em “Passageiros” (Passengers - EUA, 2016), filme que o Cine Cultura exibe hoje, às 19h15, na sessão InterQuinta, durante uma viagem de rotina no espaço, dois passageiros são despertados 90 anos antes do tempo programado, por causa de um mal funcionamento de suas cabines. Sozinhos, Jim (Chris Pratt) e Aurora (Jennifer Lawrence) começam a estreitar o seu relacionamento. Entretanto, a paz é ameaçada

Em “Passageiros” (Passengers - EUA, 2016), filme que o Cine Cultura exibe hoje, às 19h15, na sessão InterQuinta, durante uma viagem de rotina no espaço, dois passageiros são despertados 90 anos antes do tempo programado, por causa de um mal funcionamento de suas cabines. Sozinhos, Jim (Chris Pratt) e Aurora (Jennifer Lawrence) começam a estreitar o seu relacionamento. Entretanto, a paz é ameaçada quando eles descobrem que a nave está correndo um sério risco e que eles são os únicos capazes de salvar os mais de cinco mil colegas em sono profundo.

O ponto de partida deste blockbuster de ficção científica é interessantíssimo. A bordo de uma espaçonave transportando seres humanos para a vida em outro planeta, um homem e uma mulher acordam no meio do percurso, e ainda têm 90 anos para viverem - e morrerem - durante o trajeto. Como duas pessoas podem ocupar as suas vidas inteiras isoladas da sociedade? De que maneira vão tentar interagir com a Terra? O que teria tornado nosso planeta menos interessante que outros do sistema solar? Quais pessoas têm condições de pagar por esta viagem, e o que buscam no novo destino?

É uma pena que “Passageiros” não responda satisfatoriamente a nenhuma dessas perguntas. Sabemos que Jim trabalha como mecânico, e Aurora como escritora, mas  não conhecemos muito bem os seus gostos, o seu passado, a sua relação com a Terra e com amigos, familiares ou amantes. Mesmo assim, vale a pena assistir!

 

Direção: Morten Tyldum. Duração: 116 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos. Com entrada franca, as sessões do Cine Cultura acontecem na Sala Municipal de Projeção “Emílio Peduti Filho”, localizada na av. Sampaio Vidal, 245 - piso superior da Biblioteca Municipal (entrada pela av. Rio Branco - Museu de Paleontologia). Mais informações: tel. 3402-6600, ramal 6616.