Presépio dos Fagionato já está aberto à visitação

O mais tradicional presépio residencial de Marília já está aberto para visitação. Montado há 53 anos pela família Fagionato, o presépio todos os anos recebe centenas de crianças e adultos que valorizam essa tradição de Natal. O presépio foi montado pela primeira vez por Fernando Fagionato, quando a família morava na zona rural de Quintana. Quando passaram a morar em Marília o senhor Fernando ampl

O mais tradicional presépio residencial de Marília já está aberto para visitação. Montado há 53 anos pela família Fagionato, o presépio todos os anos recebe centenas de crianças e adultos que valorizam essa tradição de Natal.
O presépio foi montado pela primeira vez por Fernando Fagionato, quando a família morava na zona rural de Quintana. Quando passaram a morar em Marília o senhor Fernando ampliou o presépio e criou uma estrutura mecanizada movida por um motor de geladeira. Com a morte do pai Fernando Fagionato em 1992, a filha Angélica Fagionato Rosa e o sobrinho Marcelo José Fagionato continuaram a tradição iniciada pelo pai e até hoje montam o presépio.  
“Papai que fez tudo. Depois que mudamos para Marília ele montou uma oficina e para criar o presépio dessa forma montou uma estrutura com motor de geladeira que movimenta as peças”, disse Angélica.
O presépio dos Fagionato mostra personagens bíblicos como o menino Jesus e os Reis Magos em um cenário rural com diversos animais, mulher tirando água do poço, pescador, lenhador, mulher lavando roupa na tábua ou usando o pilão. As peças se movimentam com ajuda do motor. “Tudo no presépio mostra a realidade do sítio”, disse.
Angélica Fagionato afirma que todos os anos o presépio recebe muitas visitas de estudantes de escolas da cidade e também moradores. O presépio pode ser visitado até dia 20 de janeiro de segunda a domingo. A casa da família fica na rua Euclides da Cunha 439, no bairro Lorenzeti.