Lions e Nikkey fazem 91testes de glicemia

O Lions Clube de Marília Augustin Soliva marcou o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) com a oferta de testes de glicemia. A atividade foi desenvolvida na última quarta-feira em parceria com o Nikkey Clube e beneficiou 91 pessoas. Foi uma tarde de testes glicêmicos realizada no Kaikan. Entre os 91 participantes havia pacientes diabéticos e não diabéticos. Para confraternizar os participantes,

O Lions Clube de Marília Augustin Soliva marcou o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) com a oferta de testes de glicemia. A atividade foi desenvolvida na última quarta-feira em parceria com o Nikkey Clube e beneficiou 91 pessoas.
Foi uma tarde de testes glicêmicos realizada no Kaikan. Entre os 91 participantes havia pacientes diabéticos e não diabéticos. Para confraternizar os participantes, um lanche foi servido. O médico geriatra Ricardo Komatsu compareceu e orientou os interessados, esclarecendo dúvidas.
No ano passado o Lions Augustin Soliva também reverenciou a data, com uma palestra sobre prevenção e controle do diabetes dada pelo Ricardo Komatsu. “É bom poder contribuir com a saúde da população, na prevenção do diabetes e dos seus agravos”, disse a presidente do Augustin Soliva, Aquemi Kushikawa.
O Dia Mundial do Diabetes tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.
Dentre os objetivos da campanha mundial estão incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações; disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações; destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações; aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce; promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes; promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes. No Brasil, a Campanha do Dia Mundial do Diabetes é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).