Asserti promove Encontro no InnovaSpace

A Asserti (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação) realizou ontem o I Encontro Empresarial de TI de Marília. O espaço utilizado foi o novo InnovaSpace Coworking, localizado no Campus do Univem e inaugurado por esta instituição de ensino em setembro. O ministro Gilberto Kassab participou da abertura. O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, conheceu a est

A Asserti (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação) realizou ontem o I Encontro Empresarial de TI de Marília. O espaço utilizado foi o novo InnovaSpace Coworking, localizado no Campus do Univem e inaugurado por esta instituição de ensino em setembro. O ministro Gilberto Kassab participou da abertura.
O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, conheceu a estrutura do InnovaSpace e afirmou aos presentes, na abertura do encontro, que esse espaço de acolhimento e incentivo de ideias antes de se tornarem empresas, fomenta ainda mais a inovação tecnológica.
“Precisamos não apenas acreditar mais em Ciência e Inovação, como apoiar e investir mais, o que inclui, além da iniciativa privada, o poder público. Não há retomada do crescimento sem investimento tecnológico”, frisou o ministro.
Empresários de TI e lideranças de Marília e Região participaram do evento que debateu os desafios do segmento e as novas oportunidades geradas pela articulação entre entidades de apoio e pela reforma trabalhista, que passa a vigorar na segunda-feira.
A Asserti está vinculada o Seprosp (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo). O presidente sindical, Luigi Nese, palestrou sobre a reforma trabalhista no evento, considerando o impacto positivo das mudanças para a Tecnologia da Informação, já que flexibiliza as relações do trabalho. “A Informática está na nuvem e o formato de trabalho precisava acompanhar esse dinamismo”.
Na sequencia, Luigi Nese abriu a primeira negociação sindical com as novas normatizações trabalhistas, abordando as projeções para 2018 diante dos resultados de 2017 e do cenário econômico atual. “O que é acordado fica valendo sobre o que está legislado (exceto se ferir a Constituição Federal), o que fortalece as convenções coletivas, sendo positivo para classe patronal e de trabalhadores”.
O reitor do Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília), Luiz Carlos Macedo Soares, enalteceu a presença de Kassab e Nese, além do apoio público que Marília tem recebido como município de destaque em TI (Tecnologia da Informação). Ele acrescentou que espera que o InnovaSpace Coworking inspire outras entidades e também criarem oportunidades aos novos empreendedores.
O deputado federal Walter Ihoshi (PSD) salientou que o InnovaSpace Coworking foi o primeiro passo no desenvolvimento tecnológico de Marília e o Parque Tecnológico, em andamento, é o segundo, atendendo às empresas de TI que precisam de suporte para alavancarem.
O espaço InnovaSpace, voltado ao empreendedorismo inovador e ao desenvolvimento de startups, é o único do interior de São Paulo e há somente dois serviços do gênero no estado, localizados na capital, o Google Campus e o Cubo do Itaú.
O vereador Marcos Rezende ressaltou que a vinda do ministro Kassab a Marília consolida a parceria entre as esferas públicas para geração de novas oportunidades no Município, em especial para os jovens. “O Univem oferece suporte e apoio logístico às inovações e o parque tecnológico já é uma realidade em Marília, com implantação em breve”. O parlamentar trabalhou pela aprovação do parque Tecnológico em Marília, assim como Walter Ihoshi.
O prefeito Daniel Alonso prestigiou a vinda do ministro para Marília e a realização do I Encontro Empresarial de TI de Marília, ressaltando que o Município, o Univem e outras iniciativas privadas têm trabalhado para que os empreendedores enxerguem sua oportunidade de desenvolvimento. “O Univem oferece espaço e suporte a que embriões se agigantem”, elogiou.