Originalidade brasileira que rende prêmios

Brasília (DF), Paraty (RJ) e João Pessoa (PB) recebem título de “Cidades Criativas” da Unesco

O Brasil teve três cidades incluídas na lista de mais criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Brasília, foi considerada a “cidade criativa para o Design”; Paraty (RJ), recebeu o título de “cidade criativa para a Gastronomia”; e João Pessoa, foi eleita a “cidade criativa para Artes e Cultura Popular”.

A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi criada em 2004 com o intuito de promover a cooperação entre os locais que tem a criatividade como um fator de desenvolvimento sustentável e urbano. O prêmio reconhece e valoriza as cidades com práticas inovadoras e que promovem a indústria criativa, a sustentabilidade urbana, o reforço de políticas públicas e a participação de seus habitantes na vida cultural. A seleção das cidades é feita a cada dois anos.

 

Agora, os três municípios brasileiros entram para a lista de 180 cidades de 72 países que fazem parte da Rede, que também inclui Detroit (Estados Unidos); Berlim (Alemanha); Puebla (México); Xangai (China); além das brasileiras Belém e Florianópolis, na categoria “gastronomia”; Curitiba, em “design”; Salvador, em “música” e; Santos, no “cinema”.