Município cumpre acolhimento de idoso dependente e vulnerável

A Promotoria de Justiça do Idoso recebeu ofício da Prefeitura informando a conclusão da parceria com o HEM (Hospital Espírita de Marília). O objetivo é o abrigo dos idosos com dependência 3, ou seja, acamados e em vulnerabilidade junto às famílias. O plano de acolhimento com envolvimento da Saúde foi uma solicitação do Ministério Público, que agora deve arquivar o inquérito civil. Com o envelhecim

A Promotoria de Justiça do Idoso recebeu ofício da Prefeitura informando a conclusão da parceria com o HEM (Hospital Espírita de Marília). O objetivo é o abrigo dos idosos com dependência 3, ou seja, acamados e em vulnerabilidade junto às famílias. O plano de acolhimento com envolvimento da Saúde foi uma solicitação do Ministério Público, que agora deve arquivar o inquérito civil.

Com o envelhecimento progressivo, é comum que os idosos se tornam acamados dentro dos asilos, mas o problema encontrado pelo Município é que essas entidades não recebem idosos que já estejam dependentes, considerados em grau 3, por conta das exigências sanitárias.

Diante disso, a Promotoria do Idoso realizou audiência com as Secretarias da Saúde e da Assistência Social e concedeu prazo para elaboração de um plano de acolhimento.

A parceria com o HEM já vinha sendo estruturada e, com a conclusão, cinco leitos da Clínica Aconchego (nova clínica que funciona em espaço anexo ao HEM para internação geral) foram destinadas aos idosos acamados em vulnerabilidade. 

A Promotoria de Justiça do Idoso recebeu o ofício com bons olhos pelo envolvimento da Assistência Social e da Saúde, atendendo a um público que até então não contava com esse serviço. “Esse é um público bastante específico. Portanto, os critérios de triagem serão rigorosos”, avisou o promotor IsauroPigozzi. 

O Proiid (programa de internação domiciliar da Secretaria Municipal da Saúde) fica responsável pela avaliação dos idosos a ocuparem as vagas. Na Clínica Aconchego os acolhidos contarão com equipe multidisciplinar. Após a avaliação mais detalhada do Ministério Público, o inquérito civil deve ser arquivado.