JUSTIÇA ELEITORALApenas 13% dos eleitores de Marília fizeram o cadastramento biométrico

De acordo com informações da Justiça Eleitoral, apenas 13% dos eleitores de Marília fizeram o cadastramento biométrico nos cartórios da 70ª e da 400ª zonas eleitorais. Isso significa que pouco mais de 20 mil pessoas compareceram para atualizar o título, já pelo sistema de biometria, ainda não obrigatório na cidade para as eleições de 2018. “Disponibilizamos 44 vagas diárias, preenchidas grande par

De acordo com informações da Justiça Eleitoral, apenas 13% dos eleitores de Marília fizeram o cadastramento biométrico nos cartórios da 70ª e da 400ª zonas eleitorais. Isso significa que pouco mais de 20 mil pessoas compareceram para atualizar o título, já pelo sistema de biometria, ainda não obrigatório na cidade para as eleições de 2018.

“Disponibilizamos 44 vagas diárias, preenchidas grande parte delas através de agendamento pelo site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) – www.tre-sp.jus.br”, comentou o chefe substituto do cartório da 70ª zona eleitoral, Marcel CleiMunhos.

De acordo com o chefe da 400ª zona eleitoral, Adriano Camargo de Barros, municípios da região têm obrigatoriedade no cadastramento biométrico. “É o caso do cartório da 180ª que funciona aqui no Fórum Eleitoral e que atende Ocauçu, Oriente e Vera Cruz. Por enquanto a procura dos eleitores de Marília é baixa”.

Marília tem aproximadamente 169 mil eleitores e a expectativa é que até a eleição de 2022 o sistema biométrico seja implantado.

 

A biometria

A biometria é obrigatória em 85 cidades. Na cidade de São Paulo e nos demais municípios, o cadastramento será obrigatório em um futuro próximo, por isso a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor não espere a obrigatoriedade e já cadastre as suas digitais com tranquilidade.

No Estado, dos 32.616.673 eleitores, 9.351.425 (29,1%) fizeram a biometria até o momento. Na capital, entre o eleitorado de quase 9 milhões, 3.182.608 (35,8%) se cadastraram. O objetivo da Justiça Eleitoral é que o eleitor seja identificado pelas digitais ao votar em um procedimento totalmente seguro.

Nos cartórios eleitorais, o atendimento ao público ocorre das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. Em Marília, a 70ª, a 400ª e a 180ª zonas eleitorais ficam no Fórum Eleitoral, localizado na avenida Brasil esquina com a rua Paraná, no centro da cidade.