Secretaria apresenta 18 ações de planejamento para 2018

A Secretaria Municipal de Educação apresentou sexta-feira (27), no auditório da Prefeitura, o Planejamento Pedagógico Administrativo, denominado “18 Ações para 2018”. A solenidade contou com a presença do prefeito Daniel Alonso, do presidente da Câmara, Wilson Damasceno, vereadores e secretários municipais, representantes do conselho municipal da educação e de entidades assistenciais. Alunos da

A Secretaria Municipal de Educação apresentou sexta-feira (27), no auditório da Prefeitura, o Planejamento Pedagógico Administrativo, denominado “18 Ações para 2018”. A solenidade contou com a presença do prefeito Daniel Alonso, do presidente da Câmara, Wilson Damasceno, vereadores e secretários municipais, representantes do conselho municipal da educação e de entidades assistenciais.  

Alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Cecília Alves Guelpa fizeram apresentação musical na abertura do evento. O secretário da Educação, Beto Cavalari fez a apresentação das 18 ações para 2018. 

Entre as ações está o lançamento da construção do Centro de Formação da Educação Municipal, previsto no Plano Municipal de Educação de 2015; e transformação do Cemaee em Centro de Atendimento; e criação de Centro de Altas Habilidades e Superdotação (Emef) “Super-Ação”.

O secretário anunciou também a construções de Emefs nos bairros Altos do Palmital, Marina Moretti e Maracá; criação de Emei creche em prédio de entidade; construções de Emei Creche nos bairros Altos do Palmital, Marina Moretti, Santa Antonieta e Maracá; e municipalização da Escola Estadual Amaury Pacheco, na zona Oeste, bairro Bandeirantes.

Foi apresentada para 2018 a contratação de empresa de serviço de formação continuada e material de inglês para Emef; licitação para empresa de serviço de formação continuada e material de educação musical para Emei; e introdução de oficinas nas Emefs em tempo integral: esportes, artes, educação musical, reforço, etc.

A Secretaria da Educação fará convênio com a UnespMarília para entrada de servidores da educação pública municipal no Programa de Pós-Graduação em Educação. Serão inauguradas as Emeis Flauta Mágica e Cata Vento e Biblioteca Comunitária da Emef Nelson Gabaldi.

Foi anunciado para 2018 Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico nas escolas; reformas e ampliações: regularização dos projetos hidráulicos e elétricos de reformas e construções de escolas.

No setor de legislação, o secretário anunciou que vai elaborar o Plano Municipal da Primeira Infância, Normatização do Sistema Municipal de Ensino, Regulamentação dos critérios para as matrículas e vagas nas creches em período integral; e regulamentação das salas de afastamento: salas livres, por funções de confiança e licenças. O plano de ações inclui ainda a transformação do cardápio da merenda escolar, fazendo mais e melhor com menos recurso público e por meio de investimento em infraestrutura e logística.

O prefeito Daniel Alonso afirmou que apesar de alguns problemas há o que comemorar na área da educação.”Tivemos alguns desacertos neste ano mas acertamos muito também. Hoje discutimos o planejamento do que queremos para 2018. E nossa rede não perde para as escolas particulares”, disse. 

O secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari, disse que a partir de segunda-feira o setor jurídico da secretaria estará à disposição de escolas e entidades para tirar todas as dúvidas em relação as ações para 2018.