Motor 1.5 de três cilindros do Novo EcoSport é exemplo de evolução em vídeo do manual do mundo

O motor 1.5 Flex de três cilindros do Novo EcoSport aparece em um vídeo do Manual do Mundo, um dos canais de curiosidade científica mais populares da internet, como exemplo de evolução do conceito de potência. Expoente da tendência conhecida como “downsizing”, de redução do tamanho e peso dos motores, ele gera uma potência de 137 cv, superior à de blocos maiores e com quatro cilindros. O jornalist

O motor 1.5 Flex de três cilindros do Novo EcoSport aparece em um vídeo do Manual do Mundo, um dos canais de curiosidade científica mais populares da internet, como exemplo de evolução do conceito de potência. Expoente da tendência conhecida como “downsizing”, de redução do tamanho e peso dos motores, ele gera uma potência de 137 cv, superior à de blocos maiores e com quatro cilindros.

O jornalista Iberê Thenório, criador e apresentador do Manual do Mundo, visitou o Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista, para testar o novo motor com a ajuda de um dinamômetro. No equipamento, ele vê o motor atingir o pico de potência a 6.500 rpm e, baixando a rotação para 4.500 rpm, chegar ao torque máximo de 163 Nm. Depois, confere o que esses números significam em desempenho na prática dirigindo o carro na pista.

Com o estilo bem-humorado que já conquistou 8,8 milhões de inscritos no canal, Iberê explica por que a potência dos carros é expressa em cavalos, medida criada pelo irlandês James Watt para os motores a vapor nos anos 1780. E testa sua capacidade física de realizar o trabalho que, no sistema métrico atual, equivale a 1 cavalo vapor: levantar 75 kg a 1 metro de altura durante 1 segundo. Ele também fala sobre a diferença entre potência e torque e pega uma carona com o piloto de testes Marcelo Barranco, especialista de nível T3 da Ford, para uma volta em alta velocidade no Novo EcoSport.