Município cumpre plano de acolhimento ao idoso

Termina no final deste mês o prazo concedido pela Promotoria de Justiça do Idoso para que as Secretarias Municipais da Saúde e da Assistência Social da região elaborem um plano único de abrigo dos idosos mais dependentes. Em Marília, o trabalho já foi desenvolvido, tendo o HEM (Hospital Espírita de Marília) como parceiro. Com o envelhecimento progressivo, comumente os idosos se tornam acamados den

Termina no final deste mês o prazo concedido pela Promotoria de Justiça do Idoso para que as Secretarias Municipais da Saúde e da Assistência Social da região elaborem um plano único de abrigo dos idosos mais dependentes. Em Marília, o trabalho já foi desenvolvido, tendo o HEM (Hospital Espírita de Marília) como parceiro.
Com o envelhecimento progressivo, comumente os idosos se tornam acamados dentro dos asilos, mas o problema encontrado pelos Municípios é que essas entidades não recebem idosos que já estejam dependentes, considerados em grau 3, por conta das exigências sanitárias.
Diante disso, a Promotoria do Idoso realizou audiência com as Secretarias da Saúde e da Assistência Social da região e concedeu prazo para elaboração de um plano único até final de agosto, o que ainda será o primeiro passo. “Existem muitas barreiras administrativas que precisam ser quebradas. O idoso de baixa renda e dependente fisicamente precisa de ambas as áreas de atuação”, mencionou o promotor Isauro Pigozzi.
Em Marília, a solicitação foi cumprida e originou uma parceria com a Clínica Aconchego, recém-inaugurada no Hospital Espírita. Parte dos leitos poderá atender a esta demanda, em apoio à necessidade municipal de encaminhamento para serviço de Saúde. A medida teve a aprovação do Ministério Público.
Fizeram parte desse trabalho e das reuniões intersetoriais a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria Municipal da Saúde, os três ILPIs da cidade (Instituições de Longa permanência do Idoso – asilos), do Proiid (Programa de Internação Domiciliar), do Hospital Beneficente Unimar, da Famema, do Hospital das Clínicas, da Santa Casa e da Coordenadoria de Políticas para Idosos, além de outros serviços relacionados e do próprio MP.