Sessão solene homenageia Associação Espaço Potencial

Sessão solene realizada na noite de ontem (18) na Câmara Municipal homenageou a Associação de Pais e Amigos do Autista Espaço Potencial. O requerimento que garante a realização do reconhecimento aos serviços prestados pela entidade é do vereador Marcos Rezende (PSD). A presidente do Espaço Potencial, Arsênia de Mello Rodrigues de Oliveira, se emocionou com a homenagem. “Isso nos deixa muito felize

Sessão solene realizada na noite de ontem (18) na Câmara Municipal homenageou a Associação de Pais e Amigos do Autista Espaço Potencial. O requerimento que garante a realização do reconhecimento aos serviços prestados pela entidade é do vereador Marcos Rezende (PSD).

A presidente do Espaço Potencial, Arsênia de Mello Rodrigues de Oliveira, se emocionou com a homenagem. “Isso nos deixa muito felizes. São 10 anos de entidade e este trabalho que fazemos é muito gratificante. Sou mãe de uma autista e sei o quanto é importante um espaço como o nosso”.

A coordenadora pedagógica do Espaço Potencial, Lurdes Santos, ressaltou que são 80 atendidos em contraturno escolar. “Mas temos 24 autistas que ficam na escola estruturada”.

A entidade funciona na rua Coronel José Braz, nº 1.131 (Salgado Filho). Trinta e oito funcionários atendem no Estado Potencial. 

O presidente da Câmara, Wilson Alves Damasceno (PSDB), afirmou que a entidade ajuda muitas famílias e merece este reconhecimento. “O Espaço Potencial tem uma parceria com a Prefeitura que foi mantida pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB) e presta relevantes serviços à sociedade mariliense”.

O vereador Marcos Rezende (PSD) lembrou que a ideia com a realização da sessão solene é levar ao conhecimento das pessoas o trabalho desta importante associação. “Muitas vezes as famílias se deparam com o diagnóstico e não sabem o que fazer. O Espaço Potencial ajudam a socializar os autistas”.

Espaço Potencial

A Associação de Pais e Amigos do Autista Espaço Potencial Marília é uma organização da sociedade civil, filantrópica, fundada em 30 de Abril de 2009.

Em 2007, um grupo de pais de crianças e jovens autistas, juntamente com profissionais voluntários, se uniram na intenção de criar um serviço para oferecer tratamento adequado aos seus filhos que já haviam passado por diversas instituições educacionais sem conseguirem atendimento. Esse grupo apresentava necessidade urgente de um espaço estruturado para iniciar atendimento de intervenção/reabilitação e o apoio pedagógico especializado.

Foram realizados vários encontros com os pais e alguns amigos que não mediram esforços e assumiram a causa a fim de, com ações conjuntas e imediatas, puderam pensar na organização deste grupo como representante do desejo da maioria.

Desta forma, optou-se pela criação de uma associação de pais e amigos de crianças e jovens autistas na cidade de Marília, onde seria oferecido um espaço adaptado para o atendimento individual e estimulação no desenvolvimento das potencialidades dos autistas. 

Este trabalho aconteceu por dois anos e meio, com 10 crianças e jovens dentre 3 a 24 anos como um “projeto piloto” mantidos pelos pais, amigos, voluntários e com eventos realizados.

A Prefeitura Municipal de Marília estabeleceu parceria financeira com a Associação Espaço Potencial em 2011, para o atendimento de uma demanda emergente que era de 36 crianças e jovens.

Atualmente a Instituição mantém essa parceria, a qual permitiu a ampliação do atendimento para 80 crianças e jovens. Porém, existe demanda reprimida por conta da falta de espaço físico.

Terreno com 9 mil m² já foi doado à entidade, que deverá começar a construção de uma nova sede para ampliar os seus trabalhos ainda este ano.