CINE CULTURA

Baseado no romance homônimo de Victor Hugo, que teve várias adaptações para o cinema, “Os Miseráveis” (Les misérables - EUA, 1935), filme que o Cine Cultura exibe hoje às 19h15, na sessão Terça Nostálgica.

Baseado no romance homônimo de Victor Hugo, que teve várias adaptações para o cinema, “Os Miseráveis” (Les misérables - EUA, 1935), filme que o Cine Cultura exibe hoje às 19h15, na sessão Terça Nostálgica, conta a saga de Jean Valjean (Fredric March), homem de caráter e ideais louváveis, que no início do século XIX foi condenado injustamente pelo tribunal de Faverolles, França, por ter roubado um pedaço de pão.

Após 20 anos, Jean Valjean sai em liberdade condicional e leva uma vida de perseguição e confronto, tornando-se um honrado e respeitável prefeito de uma pobre cidade, mas caçado pelo Inspetor Javert (Charles Laughton), um obcecado policial que não acredita na sua transformação. Apaixona-se por uma operária, que sofre maustratos por ter uma filha ilegítima e teve uma morte prematura. Valjean adota sua filha e tenta protegê-la dos perigos do mundo, mas quando ela se torna adulta, apaixona-se por um jovem revolucionário. Em plena revolução de 1832, Valjean luta e foge constantemente do policial Javert, até que o confronto dos dois é inevitável.

Direção: Richard Boleslawski. Duração: 108 minutos. Com entrada franca, as sessões do Cine Cultura acontecem na Sala de Projeção “Emílio Peduti Filho” (Clube de Cinema), localizada na av. Sampaio Vidal, 245 - piso superior da Biblioteca Municipal (entrada pela av. Rio Branco - Museu de Paleontologia). Mais informações: tel. 3402-6600, ramal 6616