Secretário vem a Marília e intermedia conquistas

Marília recebeu ontem o responsável pela Gestão de Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Rogerio Luiz Zeraik Abdalla. Ele afirmou que o Município tem estrutura, faltando custeio, e sinalizou positivamente quanto à ampliação do programa Mais Médicos no Município. O secretário recebeu o pedido do Hospital Beneficente Unimar para o credenciamento de mais vagas de internação e UTI. “Viemos refor

Marília recebeu ontem o responsável pela Gestão de Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Rogerio Luiz Zeraik Abdalla. Ele afirmou que o Município tem estrutura, faltando custeio, e sinalizou positivamente quanto à ampliação do programa Mais Médicos no Município. O secretário recebeu o pedido do Hospital Beneficente Unimar para o credenciamento de mais vagas de internação e UTI.
“Viemos reforçar nosso apoio e ver o que podemos fazer para melhorar a Saúde em Marília”, disse Abdalla após ter estado com o prefeito Daniel Alonso e a gestora municipal da Saúde, Katia Santana. O responsável pela
SGTES (Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde) elogiou a estrutura municipal e disse que sua vinda possibilita um melhor diagnostico das necessidades locais e regionais.
Ele sinalizou positivamente à ampliação do programa Mais Médicos em Marília, que tem três médicos atualmente e receberá mais um nas próximas semanas. O pedido da Prefeitura é de mais quatro profissionais. “Dois médicos cubanos estão conosco e terão que ser substituídos pelo fim do contrato. E ainda precisamos de mais médicos”, frisou a secretária municipal da Saúde.
A SGTES responde pela administração de recursos humanos do Ministério e coordena, entre outras ações, o programa que reforça a disponibilidade de médicos na rede básica. “Esta secretaria está voltada à atenção básica, de grande importância na prevenção de doenças e agravos que se refletem na média e alta complexidade. A vinda do Abdalla nos anima e cria uma expectativa de conquistarmos maior intervenção para a melhoria da rede municipal”, mencionou o presidente da Câmara Municipal, Wilson Damasceno, que articulou a visita do secretário nacional do Ministério da Saúde juntamente com o chefe do escritório regional da Presidência da República em São Paulo, Arlon Viana.
A secretária municipal da Saúde salientou a estrutura da rede SUS em Marília, e reforçou que todas as solicitações ao responsável pela SGTES se devem a custeio, ampliação de programas e credenciamentos. “Já contamos com uma grande estrutura e falta muito pouco para que Marília se torne referência regional de um SUS forte, eficiente e resolutivo”.
O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, acrescentou a necessidade de união dos serviços e instituições de Marília para a melhoria da saúde pública. “Marília tem tudo para se tornar um polo regional de excelência em Saúde no oeste do estado, a exemplo do que se tornaram Sorocaba, Rio Preto e Botucatu em suas regiões”.
Depois de se reunir com o prefeito no gabinete, Abdalla visitou a unidade de saúde de Lácio que conta com o programa Mais Médicos e, na sequencia, esteve na Universidade de Marília, onde conheceu a estrutura acadêmica e do Hospital Beneficente Unimar. O secretário nacional elogiou o empreendedorismo do reitor Márcio Mesquita Serva e o reconhecimento nacional da Unimar. A superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva, apresentou a nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da instituição e solicitou o credenciamento de dez leitos no SUS, assim como de 60 leitos gerais.
“Esta visita é pelo bem da cidade, que serve de exemplo a outros municípios em muitos aspectos. Mas estou levando vários ofícios de Marília e vamos ver o que podemos fazer para melhorar a Saúde, criando vagas SUS para atender toda a região”, considerou Rogerio Luiz Zeraik Abdalla.
Abdalla ressaltou a importância de um projeto detalhado apresentado pela Secretaria Municipal da Saúde para reforçar a necessidade de credenciamento dos novos leitos do Hospital Beneficente Unimar.
Por conta da visita a Marília, o presidente da Câmara entregou um certificado de congratulações a Rogerio Luiz Zeraik Abdalla e ao coordenador geral de Ações Estratégicas em Educação na Saúde, que o acompanhou, Gilberto Regueira Alves Laranjeiras.