Abril registra queda de doadores

O mês de abril registra queda de doadores de sangue, com média de 30 pessoas por dia no setor de coleta do Hemocentro. O número representa metade do ideal e já começa a trazer déficit no estoque, principalmente dos tipos O negativo e positivo. O serviço fecha na sexta-feira, mas funciona no sábado. De acordo com o gerente de Qualidade do Hemocentro, Rafael José da Silva, os três feriados de abril

O mês de abril registra queda de doadores de sangue, com média de 30 pessoas por dia no setor de coleta do Hemocentro. O número representa metade do ideal e já começa a trazer déficit no estoque, principalmente dos tipos O negativo e positivo. O serviço fecha na sexta-feira, mas funciona no sábado.
De acordo com o gerente de Qualidade do Hemocentro, Rafael José da Silva, os três feriados de abril contribuem para reduzir a oferta de sangue, mas não somente pelos dias de fechamento do serviço e também pelos feriados prolongados.
As pessoas viajam ou recebem visitas e acaba havendo redução de doadores no Hemocentro. O estoque de O positivo está com 42% do nível ideal de bolsas de sangue. E o do tipo O negativo está com 22% do que deveria para atender a demanda com segurança.
“Felizmente abril não é um mês de alta demanda, diferente do período de férias em que muitas pessoas programam cirurgias eletivas. No entanto, os feriados prolongados com viagens podem resultar em demandas emergenciais”, disse Rafael Silva.
Para garantir o atendimento aos pedidos hospitalares de sangue para as transfusões, o Hemocentro pede a colaboração da população. Exceto pelos dias de feriado, o serviço funciona de segunda a sábado com setor de coleta de sangue aberto das 7h às 13 horas. O endereço é rua Lourival Freire, nº 240 (ao lado do Fórum), no bairro Fragata.
Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 67 anos, bom estado de saúde, não estar fazendo uso de nenhum tipo de medicamento, ter dormido bem na noite anterior e evitar o consumo de bebida alcoólica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3402-1851.