Hospital Beneficente Unimar faz cirurgia usando técnica inovadora

O HBU (Hospital Beneficente Unimar) realizou no final de março, procedimento cirúrgico inovador, que vem abrindo novas perspectivas para o tratamento de diversas lesões do intestino com mínima agressão ao paciente. A cirurgia contou com a presença do doutor Luís Gustavo Capochin Romagnolo, o qual, generosamente, compartilhou sua larga experiência como cirurgião coloproctologista do Hospital do Cân

O HBU (Hospital Beneficente Unimar) realizou no final de março, procedimento cirúrgico inovador, que vem abrindo novas perspectivas para o tratamento de diversas lesões do intestino com mínima agressão ao paciente. A cirurgia contou com a presença do doutor Luís Gustavo Capochin Romagnolo, o qual, generosamente, compartilhou sua larga experiência como cirurgião coloproctologista do Hospital do Câncer de Barretos e instrutor do IRCAD (Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica) da América Latina. 

O procedimento, realizado pelo doutor Samuel Gregorio, foi auxiliado pelo doutor Roberto Tussi Júnior e pelo doutor José Luiz M. Penachio como anestesista. Participaram também os médicos residentes doutor Gustavo F. Vilarinho e doutora Marcela Maia.

A TEM (Microcirurgia Endoscópica Transanal) pode ser utilizada como uma operação curativa para pólipos retais que não são passíveis de ressecção colonoscópica. Além disso, pode ser usado em pacientes selecionados com câncer de reto.

A TAMIS (Cirurgia Minimamente Invasiva Transanal) oferece vários benefícios sobre a TEM. Requer tempo mínimo de instalação e o uso de câmeras e instrumentos laparoscópicos existentes, oferecendo uma alternativa de menor custo ao TEM. Nas mãos de cirurgiões laparoscópicos experientes, esta técnica também fornece visualização ampliada de tumores. Assim, representa um bom custo-benefício, abordagem inovadora, segura e factível em pacientes selecionados.

Em tempo; a equipe agradece todo suporte técnico e a logístico oferecido pelo centro cirúrgico do Hospital Beneficente Unimar, na condição do enfermeiro responsável Alessandro Dantas e sua equipe, além do sempre incondicional apoio à inovações da superintendente do Complexo Hospitalar Unimar, Márcia Mesquita Serva.