Takata se declara culpada por “airbags mortais” nos Estados Unidos e deve pagar US$ 1 bilhão

A empresa japonesa Takata se declarou culpada de uma acusação criminal, como parte de um esperado acordo de US$ 1 bilhão com o Departamento de Justiça, que inclui fundos de compensação para fabricantes de carros e vítimas dos seus airbag defeituosos. Após a declaração de culpa, um juiz federal em Detroit estava ouvindo objeções ao acordo levantadas por advogados de algumas vítimas do equipamento d

A empresa japonesa Takata se declarou culpada de uma acusação criminal, como parte de um esperado acordo de US$ 1 bilhão com o Departamento de Justiça, que inclui fundos de compensação para fabricantes de carros e vítimas dos seus airbag defeituosos.

Após a declaração de culpa, um juiz federal em Detroit estava ouvindo objeções ao acordo levantadas por advogados de algumas vítimas do equipamento da Takata, que argumentam que o acordo vai ser usado pelos fabricantes de carros para evitar responsabilidade, disse um funcionário do tribunal.

A Takata espera ganhar a aprovação do tribunal para o acordo, um obstáculo chave para assegurar o apoio de um investidor ou comprador que possa financiar um esforço de recuperação e ajudar a lidar com os bilhões de dólares em custos relacionados com o maior recall já feito na indústria automotiva.

Advogados de proprietários norte-americanos processaram a Honda, a Nissan, a BMW, a Ford, a Mazda e outros fabricantes, alegando que eles há anos sabiam sobre os airbags defeituosos, mas continuaram usando o equipamento.

Qual é a falha

O problema está na peça de metal que armazena o gás que faz a bolsa abrir, chamada insuflador.Ela pode trincar com o tempo e a umidade, fazendo com que a abertura do airbag seja muito mais forte que o normal e, ao se partir em pedaços, lançar estilhaços contra os ocupantes, causando graves ferimentos.

Pelo menos 16 mortes foram ligadas à explosão dos airbagsTakata. Os defeitos levaram a um recall mundial de 31 milhões de veículos por dez fabricantes desde 2008. Todas as mortes, com exceção de uma, ocorreram em veículos Honda.

Em um dos casos, a morte de uma motorista era investigada como homicídio porque os ferimentos causados pelos pedaços de metal lançados na explosão do airbag da Takata foram confundidos com facadas.

No Brasil

O maior recall da história também atingiu o Brasil, que já teve mais de 1 milhão de carros convocados por causa do problema. Só nos primeiros 2 meses de 2017, a Honda anunciou chamados para Civic, City, Accord, Fit e para a moto Gold Wing. A BMW também fez recall para modelos Série 3, Série 5, M3, M5 e X5.