Land Rover mostra o SUV Velar por completo

A Land Rover apresentou seu novo SUV, o Velar, oficialmente na última quarta-feira (1º). A marca só tinha divulgado uma imagem que mostrava o carro visto de cima, sem revelar a frente. Agora, o novo modelo pode ser conferido em todos os ângulos e detalhes foram revelados. Segundo a montadora, o Velar se posicionará entre o Evoque e o Range Rover Sport, por isso a montadora o define como “SUV premi

A Land Rover apresentou seu novo SUV, o Velar, oficialmente na última quarta-feira (1º). A marca só tinha divulgado uma imagem que mostrava o carro visto de cima, sem revelar a frente. Agora, o novo modelo pode ser conferido em todos os ângulos e detalhes foram revelados.

Segundo a montadora, o Velar se posicionará entre o Evoque e o Range Rover Sport, por isso a montadora o define como “SUV premium médio”.

O nome vem dos protótipos do Range Rover, primeiro SUV da marca, dos anos 60. Quando os engenheiros precisaram esconder a verdadeira identidade das 26 unidades de pré-produção escolheram o nome derivado do latin “Velare”, que significa “cobrir”.

O SUV tem 6 opções de motores, desde o 2.0 diesel de 180 cv ao 3.0 V6 de 380 cv, a gasolina, o mesmo do Jaguar F-Type. A transmissão é automática de 8 velocidades, com possibilidade de simular a troca de marchas por borboletas na parte de trás do volante.

Uma das características do Velar são os faróis de LED bem fininhos. Eles são direcionais e acompanham os movimentos do volante do modelo. Na traseira, há saídas de escape duplas e cromadas que se integram ao pára-choque. As maçanetas são escamoteáveis e se “escondem” na carroceria, também como no F-Type.

O painel do Velar é bem “limpo”, praticamente não há botões. Atrás do volante está uma tela TFT de 12 polegadas, com velocimetro e conta-giros digitais e um computador de bordo.

Entre os sistemas de assistência que o veículo oferece há controle de velocidade de cruzeiro, frenagem autônoma, detecção de pedestres e detecção das condições do motorista. O painel central também abriga o seletor de marchas rotativo. que sobe quando o Velar é ligado.

Os bancos dianteiros têm mais de 20 opções de ajustes elétricos com funções de massagem. Haverá mais de 8 opções de acabamento interior que incluem alumínio escovado, fibra de carbono e laca. Elas podem ser combinadas com 6 tipos de revestimentos de banco painel e portas em couro ou em tecido.

A distância entre-eixos é de 2,87 m: bem maior que a do Evoque (2,66) e inferior à do Range Rover Sport (2,92 m). A capacidade do porta-malas é de 673 litros.

O Velar conta com suspensão a ar que se adapta automaticamente ao solo, prometendo levar o índice de rolagem da carroceria “a quase zero”, diz a marca. Além disso, há tração integral e bloqueador ativo de diferencial traseiro.

O Modelo estreia o novo sistema de entretenimento da marca, batizado de “Touch Pro Duo”, formado por duas telas de 10 polegadas sensíveis ao toque, com alta resolução.

A tela mais acima é dividida em 3 partes, dedicadas à navegação, áudio e telefone. “As suas funções são completamente intuitivas como em um tablet ou smartphone”, diz a Land Rover.

Segundo a montadora, todos os ocupantes do veículo podem ficar conectados com 4G. Há ainda conexão wi-fi que comporta até 8 dipositivos conectados simultaneamente.

Um app (In Control) permite que o proprietário do veículo, remotamente, trave ou destrave as portas, verifique quanto combustível tem no tanque ou onde o veículo está estacionado, dê partida ou ajuste a temperatura interna. O app também serve como um rastreador do veículo. O sistema de som conta com conexão Bluetooth, aplicativos de música como o Spotify, TV de alta resolução e saídas USB e HDMI.

A tela de baixo, integrada ao painel central, controla as funções do ar-condicionado e do Terrain Response, que adapta a condução ao tipo de terreno.