Campanha Sangue na Veia tem nova edição

Voluntários do Sicoe já realizaram a mesma campanha no ano passado

Foto: Divulgação

Voluntários do Sicoe (Sistema Integrado de Comando e Operações em Emergências) voltam ao Hemocentro no sábado (16) em mais uma edição da campanha Sangue na Veia.  O objetivo é ajudar a subir os níveis do estoque para garantir o atendimento às demandas transfusionais.

A doação de sangue em grupo já foi feita pelo Sicoe Anjos da Guarda no ano passado. A medida gera um reforço maior para o estoque do Hemocentro e dá o exemplo para que mais iniciativas ocorram.

“O apoio da sociedade é fundamental nesse período de pandemia, já que a falta de doações, que já é um problema, se agravou com o risco da Covid-19”, mencionaram os voluntários. O slogan da campanha Sangue na Veia é “Ajudar está no sangue”.

O Hemocentro de Marília atende às normas de prevenção da Covid e é possível agendar o horário de doação pelo telefone 3434-2541. O Hemocentro fica localizado na rua Lourival Freire, nº 240, no bairro Fragata, zona Sul de Marília-SP. A doação poderá ser realizada de segunda a sábado das 7h às 13h. É preciso apresentar documento original com foto.

Os voluntários do Sicoe estarão no Hemocentro neste sábado (16) a partir das 7h30.

O serviço é referência técnica na área de hemoterapia para 110 municípios, sendo responsável por garantir a manutenção dos estoques de hemocomponentes para sua região de abrangência. Atende as demandas hospitalares tanto para casos de urgência quanto para pacientes que necessitam de transfusão periódica.

Para ser doador é necessário estar saudável e bem alimentado, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos de idade (antes dos 18 anos somente com autorização do responsável legal). O voluntário passa por uma entrevista prévia para avaliar se está apto á doação e após a retirada de sangue ele faz um lanche para repor as energias.