Museu Índia Vanuíre tem programação virtual repleta de novidades em janeiro

Livro Orlando Villas Bôas: Expedições, Reflexões e Registros será a Dica de Leitura do próximo sábado (16)

O Museu Índia Vanuíre, Tupã (SP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, promove um janeiro com muitas atividades.

O sábado (16) terá como Dica de Leitura Orlando Villas Bôas: Expedições, Reflexões e Registros. Organizada por Orlando Villas Bôas Filho, a obra começa com um resumo de suas expedições indigenistas ao Xingu entre os anos de 1943 e 1975. Na sequência, apresenta uma reflexão do organizador da obra sobre o legado deixado pela família. Ao final, reúne alguns registros em torno do tema, com textos dos próprios irmãos Villas Bôas, de Adrian Cowell, John Hemming, Carmem Junqueira e Mércio Pereira Gomes. Um aprendizado para todos.

O tão esperado Família no Museu, dessa vez, em casa, domingo, dia 17, contará com a criação de um aquário mágico. Com materiais recicláveis e fáceis de se ter em casa, os participantes terão a oportunidade de confeccionar um brinquedo divertido para brincar nas férias. Outra atividade, também no domingo (17), será o Quiz Conhecendo as ações do Museu. O encontro acontecerá pelos stories do Instagram.

Para iniciar a semana, na segunda (18), o Curiosidades do Acervo mostrará um pouco da história do museu. No local, há uma bicicleta totalmente de madeira. A “magrela” já participou de um desfile na semana do índio na década de 70.

O Você sabia? será em 19 de janeiro, e irá apresentar o Datalogger - equipamento utilizado para medir a umidade e a temperatura do ambiente. Na ocasião, o público irá conhecer a sua importância para a preservação do acervo. Uma aula de conhecimento para o público virtual.

Todas as atividades estarão disponíveis pelas redes sociais (Facebook e Instagram) e, também, na página especial da programação do #CulturaEmCasa: www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa.