ACC retoma atividades e oferece atendimento psicológico

Entidade está aberta ao agendamento para atendimento presencial e à distância

Foto: Divulgação

A ACC (Associação de Combate ao Câncer de Marília) retomou suas atividades. O atendimento psicológico é disponibilizado também à distância, basta que o paciente faça o cadastro e o agendamento. Familiares próximos ou cuidadores também são beneficiados.

No ano de 2020 a entidade cumpriu 296 atendimentos psicológicos para pacientes oncológicos e 269 para familiares/cuidadores. O psicólogo da entidade, Gabriel Alves Bezerra, ressaltou que esse montante incluiu os atendimentos à distância, uma possibilidade que se tornou a oportunidade de manter os cuidados em relação ao câncer, com a segurança que a pandemia exige.

“Há os casos de pacientes mais fragilizados pelo adoecimento e que precisam manter cuidados redobrados em relação à prevenção da Covid”, observou o profissional. Ainda assim, ele observou que as atividades presenciais na ACC também foram retomadas, com respeito a todas as medidas de segurança.

É o caso das práticas integrativas complementares (reiki, aromaterapia, terapia com florais, massoterapia e auriculoterapia) que precisam ser presenciais e são aliadas no tratamento do câncer, sendo reconhecidas pelo SUS.

“Os agendamentos são feitos de forma planejada para evitam aglomerações nos atendimentos presenciais”, disse Gabriel Bezerra. No caso do atendimento psicológico é possível escolher entre o presencial, por chamada de vídeo ou de voz, o que deve ser informado no momento do agendamento.

No atendimento psicológico presencial o horário pode ser agendado entre 8h às 13h de segunda, quarta e sexta-feira, ou das 12h30 às 16h30 de terça e quinta-feira.

Os pacientes e familiares precisam estar cadastrados na ACC para ter acesso gratuito às atividades. A entidade funciona na rua Marrey Junior, nº 101, no bairro Fragata. O telefone é 3454-2276.

O psicólogo ressaltou que apenas os grupos terapêuticos não estão funcionando presencialmente, sendo que os encontros ocorrem por videochamada enquanto a pandemia durar.