Hemocentro Marília alerta: estoque de sangue volta ao estado crítico

Tabela apresenta estoque atual e ideal de todos os tipos sanguíneos

 

Foto: Divulgação

Depois de um fim de ano positivo, o Hemocentro voltou ao estado crítico quanto ao estoque de sangue. Segundo a última contagem informada nesta semana, o total de bolsas armazenadas está mais de um terço abaixo do ideal, o que pode por em risco o atendimento integral às demandas hospitalares.

A meta preconizada para manter os estoques dos tipos sanguíneos estáveis é de 60 coletas por dia. Na semana que antedeu o Natal, o Hemocentro conseguiu atingir uma média de 55 doadores/dia.

O número foi considerado positivo, considerando a época de férias e maior envolvimento com presentes e comemorações. No entanto, após a semana de virada do ano, a presença de voluntários no setor de coleta voltou a cair e há 431 bolsas de sangue em estoque. O ideal seriam 696.

“O abastecimento está em estado crítico, portanto o Hemocentro solicita aos doadores de todos os tipos sanguíneos que ajudem a salvar vidas, praticando este ato de solidariedade”, informou o serviço.

O principal apelo é para o tipo B negativo, que está com estoque zerado. O B positivo e o AB negativo são os únicos tipos sanguíneos com estoque acima do ideal no momento.

Há menos da metade da quantidade ideal de bolsas de sangue de O positivo, O negativo e A negativo. Já os tipos A positivo e AB positivo estão com estoque aproximadamente 30% abaixo da meta.

As quantias ideais de sangue estimadas pelo Hemocentro têm por base a segurança no atendimento das demandas hospitalares de Marília e região por até sete dias, considerando pacientes em tratamento que necessitem de transfusões periódicas e as urgências que demandam transfusão imediata.

O Hemocentro de Marília é o serviço de referência técnica na área de hemoterapia para 110 municípios, sendo responsável por garantir a manutenção dos estoques de hemocomponentes para sua região de abrangência.

Para ser doador é necessário estar saudável e bem alimentado, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos de idade (antes dos 18 anos somente com autorização do responsável legal). O voluntário passa por uma entrevista prévia para avaliar se está apto á doação e após a retirada de sangue ele faz um lanche para repor as energias.

O Hemocentro fica localizado na rua Lourival Freire, nº 240, no bairro Fragata, zona Sul de Marília-SP. A doação poderá ser realizada de segunda a sábado das 7h às 13h, podendo também ser agendada a doação pelo telefone 3434-2541. É preciso apresentar documento original com foto.