Instituto Lótus prepara crianças para empreender

Alunos surpreenderam com iniciativa de fazer pudins em prol do Instituto Lótus

Fotos: Divulgação

O Instituto Lótus trabalhou o tema Empreendedorismo com suas crianças de dez a 12 anos de idade. O objetivo foi prepará-las para um futuro de mais possibilidades, além de torná-las veículos para que o assunto seja discutido nos lares, fomentando e apoiando as ideias de geração de rendas em um momento conturbado economicamente.

Por conta da pandemia, o Lótus (antigo Procria e Centro Comunitário São Judas Tadeu) atua remotamente junto ao seu público-alvo: crianças e adolescentes de seis a 17 anos. Somente alguns encontros presenciais são agendados com respeito às normas de prevenção à Covid-19.

Dentro desse contexto de pandemia e economia fragilizada, a entidade resolveu trazer o tema Empreendedorismo para as suas abordagens, preparando as crianças do Ciclo II (dez a 12 anos) para uma mudança de realidade presente e futura.

Durante todo mês de novembro, a educadora Alexandra de Barros Oliveira usou o potencial imaginativo do Ciclo II e ensinou a turma a organizar suas ideias de forma racional como possibilidades concretas de geração de rendas.

De acordo com a educadora, as crianças têm grande imaginação, mas não sabem que seus pensamentos podem ser mais do que apenas ideias, se tornando caminhos para empreender.

Em uma linguagem e com ferramentas apropriadas, as crianças aprenderam a planejar e a entidade abordou tópicos como: mercado de trabalho, desenvolvimento de competências, tomada de decisão, superação de obstáculos, iniciativa, desafios e riscos, trabalho em equipe, projetos sustentáveis, estratégias de marketing, qualidade do produto, metas, cálculo de custos e valores de venda.

Aprendizado vira solidariedade

Com o aprendizado obtido, o Instituto Lótus se surpreendeu com a postura dos alunos, que decidiram, como primeira iniciativa de empreendedorismo, produzir e comercializar pudim em prol da própria entidade.

Seguindo as normas de higiene, máscara e distanciamento, pequenos grupos de alunos foi montado para o preparo da sobremesa, com a supervisão de adultos. Todas as etapas de planejamento de negócios foram aplicadas e 32 pudins a R$ 12,00 cada foram vendidos. O Ciclo II do Instituto Lótus continua recebendo encomendas pelo telefone 3454-8040.

“São nestes exercícios e iniciativas simples que vemos o despertar de crianças, adolescentes e jovens mais conscientes da sua capacidade empreendedora, para decisões pautadas em uma visão global de negócios e assumindo a liderança no futuro, em suas profissões”, disse a coordenadora pedagógica do Instituto Lótus, Aline Aparecida Adão da Silva Bertinoti.