Black Friday: comércio abre hoje até às 22h e Procon fiscaliza promoções

Desde ontem as lojas do centro já registram grande fluxo de pessoas; consumidor deve ficar atento

Por Izabel Dias 

As lojas do comércio de Marília abrem hoje até às 22h em razão da Black Friday, dia de liquidações em todos os segmentos, inclusive no comércio online. Várias lojas estão divulgando as promoções há uma semana e ontem as ruas do centro já registraram grande fluxo de consumidores. Fiscais do Procon de Marília e de São Paulo estão percorrendo o comércio para verificar o cumprimento da legislação e orientar o  consumidor para evitar problemas.

Segundo o diretor do Procon de Marília, Guilherme Moraes, toda equipe de fiscalização está nas ruas, inclusive nesta sexta-feira, para evitar que o consumidor seja lesado. O Procon estadual realiza previamente pesquisas de preços para verificar que os preços que estejam oferecidos durante a Black Friday cumpram o que foi anunciado. Nos anos anteriores muitos estabelecimentos foram multados durante a Black Friday por propaganda enganosa.

No primeiro dia de fiscalizações ontem, o Procon constatou  muitos produtos sem preços ou produtos com preços diferentes do anunciado. “O maior problema foi que muitos produtos estavam sem preço e o preço é um item básico para que o consumidor possa comparar”, disse Moraes.

A coordenadora regional do Procon do Estado de São Paulo, Valéria Cunha, disse que estão sendo visitados todos os estabelecimentos que anunciaram estar participando da Black Friday. A fiscalização continua hoje durante todo o dia. O Procon vai montar um posto de atendimento móvel na ilha da Galeria Atenas  (rua Nove de Julho) para orientar o consumidor e receber demandas exclusivamente da Black Friday.

“É uma ação inovadora e é  uma forma de priorizar o atendimento e facilitar o acesso ao consumidor. O atendimento presencial da sede não será prejudicado; será uma forma a mais de atendimento”, disse Moraes.

O Procon orienta o consumidor a ter atenção e cuidado para realizar as compras, monitorando e pesquisando preços, principalmente nos sites de vendas online para evitar golpes.

PREÇOS BAIXOS

Muitos consumidores foram ao comércio ontem já em busca de promoções e com expectativa de economizar, já que o ano tem sido difícil para lojistas e consumidores em razão da pandemia da Covid-19.  

Elisabeth Mara Gomes da Silva foi às compras ontem à tarde na rua São Luiz com a filha Maria Gabriela e a mãe Maria Aparecida. Ela disse que encontrou muitos produtos em promoção. “Comprei roupa e sapato e roupa para a bebê”. Dona Maria Aparecida também estava em busca de roupas e esperava bons preços.

O Procon de Marília mantém o atendimento presencial na avenida das Indústrias 294 - além dos canais não presenciais pelo Whatsapp (14) 99891.2331 – 3401.2466, Facebook e email procon@marilia.sp.gov.br