Hospital da Unimar não vai suspender cirurgias

Médico Piero Biteli, HBU: “Ainda não temos um aumento de internações Covid”

Foto: Divulgação

O Hospital Beneficente Unimar não vai suspender cirurgias, mesmo com a determinação estadual. Na última quinta (19) o Estado anunciou o decreto que suspende o agendamento de novos procedimentos eletivos (sem urgência). No entanto, o HBU afirma que a estrutura para a pandemia está mantida e é preciso considerar os riscos de adiamentos cirúrgicos.  

A instituição, que é referência para a pandemia no município, informou ontem que mantém o protocolo de cirurgias seguras. Até porque não houve, até o momento, aumento de internações de pacientes Covid em Marília.

De acordo com o hospital, sobram leitos na ala reservada ao Coronavírus (pacientes confirmados e suspeitos) e a instituição considera a necessidade dos demais pacientes.

O médico coordenador da UTI do HBU, Piero Biteli, ressaltou os dois tipos de cirurgias eletivas, as que não têm prazo para serem realizadas e as que, embora não sejam urgentes, podem trazer riscos ou agravamentos se não forem feitas com brevidade.

“Seguiremos com o protocolo de cirurgias seguras e não vamos suspender as cirurgias eletivas por enquanto, até porque ainda não temos um aumento de internações Covid no interior”, afirmou o médico intensivista.

O HBU disponibiliza atualmente 56 leitos Covid, sendo 26 de Terapia Intensiva (20 SUS e seis privados) e 30 clínicos (20 SUS e dez privados). Do total, 24 estavam ocupados, sendo 16 de UTI e oito gerais.