Novo Nissan Versa 1.6 eleva padrão dos sedãs

O novo Nissan Versa já está à venda no Proeste Nissan Marilia. A segunda geração do sedã compacto vem importada do México e estabelece um novo padrão para a categoria, mais elevado.

O novo Nissan Versa já está à venda no Proeste Nissan Marilia. A segunda geração do sedã compacto vem importada do México e estabelece um novo padrão para a categoria, mais elevado.

Totalmente modificado em design, tecnologia e conforto, o carro apresentado pela Nissan na última quarta-feira (29), é oferecido em três níveis de equipamento pela Nissan: Sense, Advance e Exclusive.

Todos eles têm câmbio automático do tipo CVT e motor 1.6. Somente a configuração Sense está disponível com câmbio manual de cinco marchas. O carro foi apresentado nesta quarta-feira (29) pela Nissan.

O motor 1.6 aspirado flex é o mesmo utilizado pelo Nissan Kicks, mas, embora seja fabricado no Brasil, também vem importado do México.

A Nissan do Brasil envia somente o sistema flex para ser adaptado ao motor. O novo Versa 1.6 tem 114 cv de potência (com gasolina ou etanol) e 152 Nm de torque.

O câmbio é continuamente variável, com foco na economia de combustível.

O câmbio CVT Xtronic não oferece trocas de marcha manuais - nem no volante nem na alavanca.

Segundo a Nissan, a proposta desse tipo de transmissão é o baixo consumo e não o alto desempenho.

O novo Versa não tem nada do modelo da primeira geração, que continua sendo vendido no Brasil.

O carro manteve a proposta de oferecer um enorme porta-malas, mas agora é bonito - muito bonito. A carroceria é mais assentada, o que melhorou não apenas o visual, mas também o comportamento dinâmico do Versa.

Na frente, mais do que a famosa grade em V da Nissan, o que chama a atenção são os pequenos spoilers na parte inferior do para-choque, demonstrando o capricho na aerodinâmica.

O conjunto dos faróis é Full LED e mais horizontal. Na traseira, as lanternas nem de longe lembram as feiosas luminárias da primeira geração.

Mais largo, mais baixo e com maior distância entre os eixos dianteiro e traseiro, o Nissan Versa de segunda geração ficou mais confortável e também mais estável nas curvas. As rodas de liga leve da versão topo de linha são de 17” ( na intermediária são de 16”). Somente nas duas versões Sense (manual e automática), as rodas são de aço, com calotas.

A Nissan manteve a suspensão traseira por eixo de torção e os freios a tambor nas rodas de trás. Nos testes de frenagem de emergência que realizamos, o carro manteve-se em linha reta.

Nas curvas, a rolagem da carroceria é discretíssima; o Versa tornou-se um sedã compacto realmente prazeroso de dirigir. Colabora para isso a ótima posição de dirigir, devido aos bancos de couro desenvolvidos em conjunto com a Nasa e ao volante de direção com empunhadura grossa.

Ele tem ajustes de altura e de profundidade. Tanto os bancos tipo Gravidade Zero quanto os ajustes do volante estão disponíveis em todas as versões. Além disso, o Versa vem equipado com seis airbags de série nas quatro configurações.

Esta segunda geração do Versa tem o interior minimalista, como o SUV Kicks. Não há um excesso de botões na cabine, mas sim muita conectividade.

A nova multimídia Nissan Connect 7” inclui Android Auto e Apple CarPlay, assistente de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do navegador por GPS via Wi-Fi.

É possível conectar simultaneamente dois smartphones via Bluetooth. A nova central multimídia permite a navegação de porta a porta, ou seja, basta colocar o destino no app “Door-To-Door Navigation”, sem custo no Play Store ou no iTunes.

Para saber mais sobre o novo Nissan Versa faça uma visita à Proeste Nissan Marilia - Av. Tiradentes, 1268 - bairro Fragata. Mais informações: tel. (14) 3402-3000.