Unimar recebe a visita do Senador Major Olímpio e entrega projeto inédito de tratamento pós-Covid

 

 

A Universidade de Marília (Unimar) recebeu o Senador da República, eleito no estado de São Paulo, Sérgio Olímpio Gomes, mais conhecido como Major Olímpio. Recepcionado pelo Reitor da Instituição, Dr. Márcio Mesquita Serva, o político e membros do partido PSL conheceram o projeto inédito desenvolvido pelos docentes do curso de Medicina e equipe médica do Hospital Beneficente Unimar (HBU), para recuperação de pacientes que apresentaram sequelas após tratamento da Covid-19.  

De acordo com o Coordenador do Setor de Terapia Intensiva do Hospital Beneficente Unimar e membro do Comitê Covid-19, Dr. Piero Biteli, a Clínica visa oferecer a continuidade no tratamento porque muitos apresentam sequelas pós-covid. “É um projeto inédito e multidisciplinar que visa tentar desenvolver a reabilitação global dos pacientes pós-Covid. A gente vem desenvolvendo este projeto há um tempo, porque o que estamos vendo no Hospital é que, apesar de termos a menor mortalidade do estado de São Paulo durante o tratamento, a gente não consegue entregar este paciente de volta para a sociedade 100% reabilitado. Alguns apresentam sequela pulmonar ou neurológica e percebemos que esta dificuldade não é assistida. Com a vinda do Major Olímpio, aproveitamos para apresentar nossa proposta e a receptividade foi muito boa, ele realmente abraçou o projeto, até mesmo nos convidando para uma visita no Ministério da Saúde em Brasília, para darmos seguimento até mesmo em nível nacional. Tomara que a gente consiga proporcionar isso a população”, destaca.


Segundo o Major, além de rever pessoas queridas, a visita promoveu conhecimento e a oportunidade de contribuir ainda mais com a população. “Além de agradecer, venho para aprender e me colocar à disposição. O corpo médico do HBU me entregou um projeto de acompanhamento de saúde pós-Covid e fiquei surpreso, porque é o primeiro grupo de profissionais da medicina que estão me chamando a atenção para este assunto. Nós vamos colocar a emenda parlamentar, com o máximo de recursos, para que a Universidade de Marília tenha o primeiro projeto piloto desta natureza no Brasil. Eu aproveitei ainda e pedi para o Reitor e a direção da Universidade para que eu possa fazer o convite oficial, aos profissionais que estão procedendo o projeto, para que possam apresentar no Congresso e nas Comissões de Saúde. Para mim, receber conhecer este trabalho já valeu a viagem toda, porque não sou eu quem estou ajudando e sim a Unimar está contribuindo com a população”, enfatiza.


O Senador destacou ainda o carinho que tem pela Instituição e sua importância para Marília e a região. “A Unimar com o magnífico Dr. Márcio, que é uma pessoa com imenso coração e por consequência seus familiares e colaboradores, fazem com que eu me sinta realmente em família. A cidade é privilegiada por contar com a Instituição que oferece à população atendimentos qualificados. Agradeço pela recepção”, declara.


Para o Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, é sempre uma alegria receber um representante do povo que tem carinho pela cidade. “O senador é um amigo da casa e amigo de Marília, que é muito bem votado e muito bem quisto pela nossa população. Foi um prazer recebê-lo, junto aos candidatos, e nós torcemos para que assim como o Major, Brasília veja nossa cidade com carinho porque precisamos que o crescimento continue, com novos empresários e empreendimentos para que façamos, neste momento e pós-pandemia, voltar a proporcionar trabalho aos nossos irmãos”, destaca.


A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, ressaltou a honra de receber o Major e a importância do apoio para dar seguimento à um projeto desenvolvido para beneficiar a população. “Recebemos a visita do Major Olímpio, ele que já tinha em outras oportunidades visitado a Unimar e participado de outras atividades, como no início da pandemia em uma live sobre educação e, naquele momento, a gente teve a oportunidade de posicionar a Universidade e seu papel, principalmente na área da saúde e  o Hospital Beneficente, referência ao tratamento de pacientes com Covid-19. Nesta visita, tivemos a oportunidade de entregar em mãos mais um projeto importante que os nossos profissionais, professores e alunos desenvolveram de um laboratório multidisciplinar pensando sempre na qualidade de vida da nossa população”, declara.