Marília sedia encontro híbrido de radiologistas

A reunião para radiologistas tinha uma rotina bimestral, suspensa pela pandemia, com retomada agora

 

Fotos: Edio Junior

O Clube Manoel de Abreu, que representa o interior do estado na Sociedade Paulista de Radiologia, realiza sua reunião em um formato híbrido pela primeira vez. Sediado em Marília, o encontro deste final de semana é presencial e online, alcançando abrangência nacional. A atualização médica voltada a radiologistas tinha uma rotina bimestral, mas foi suspensa pela pandemia, com retomada agora.

As maiores cidades do interior paulista, referências regionais em Saúde, se revezavam como sede das reuniões do Clube Manoel de Abreu, que aconteciam seis vezes por ano de forma 100% presencial.

Marília teria sido a primeira cidade a promover o encontro em 2020, no mês de março, mas a atividade foi suspensa pela pandemia. “Essa troca de experiências e atualização são primordiais, ainda mais em se tratando da especialidade de radiologia, que é muito evolutiva porque a tecnologia avança rápido e constantemente”, mencionou o anfitrião do evento, o médico radiologista Ricardo Baaklini, ex-presidente da SPR (Sociedade Paulista de Radiologia).

A SPR tem oito mil médicos associados em todo Brasil e no exterior, mantendo o Clube Manoel de Abreu que representa todo interior paulista. As reuniões do clube costumavam reuniur cerca de 200 médicos, mas nesse formato híbrido alcançou o Brasil todo.

“Limitamos o formato presencial a 80 pessoas em função da segurança na prevenção da Covid, mas contamos com palestrantes e participantes fora de Marília, com médicos associados recebendo nosso evento pelo link da SPR em todas as partes do país”, mencionou Baaklini.

As aulas foram abertas neste sábado de manhã pelo médico chefe do Dasa (Diagnóstico das Américas), Renato Mendonça, que em 2021 assume a Federação Internacional de Radiologia (155 países). Ele fez sua transmissão online focando a área de neurologia.

Entre sábado e domingo, a reunião ainda abrange a radiologia nas áreas da mama, abdômen e com relação aos meios de contrastes. O evento presencial e toda estrutura para transmissão online são sediados no Sun Valley.