GM apresenta sua primeira picape 100% elétrica

Os americanos terão de abrir mão de motores beberrões caso queiram rodar com veículos grandalhões também no futuro.

Os americanos terão de abrir mão de motores beberrões caso queiram rodar com veículos grandalhões também no futuro.

 Um primeiro sinal dessa forçada mudança de comportamento foi apresentado nesta semana pela General Motors e atende pelo nome de Hummer EV.

É a primeira picape elétrica totalmente elétrica da montadora e chegará às ruas norte-americanas até o fim do ano que vem.

Mais do que um utilitário, um autêntico veículo trabalho, a Hummer EV é vitrine das  muitas potencialidades e tecnologias dos veículos elétricos que devem ser exploradas pela GM em toda a sua linha no futuro breve.

A Hummer EV, que será vendida com a marca GMC, utiliza três motores independentes capazes de gerar aproximadamente 1 mil cavalos de potência e 1.500 kgf.m de torque.

A aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 3 segundos.

A GM dotou ainda a Hummer EV de câmeras frontais e traseiras instaladas debaixo da carrocería para que o condutor posicione corretamente os pneus diante de determinados obstáculos. No total, a picape tem 18 câmeras para vários fins.

Compatível com estações de  carregamento rápido de 800 volts DC até 350 kW, tem tecnologia que muda mecanicamente a conexão das baterias do modo paralelo para o modo em série durante o carregamento. e proporciona quase 160 km de autonomia com 10 minutos de carregamento.

Com carga completa, estima a montadora, é possível rodar 560 km. Ou 160 km , com 10 minutos de recarregamento.