Entidade lança cartilha de prevenção ao coronavírus

Produzida pela Associação Amigos Solidários de Marília, cartilha foi apresentada no auditório da Acim

Por Izabel Dias 

Produzida pela Associação Amigos Solidários de Marília, foi lançada ontem no auditório da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), a cartilha “De Hoje para Vida Toda”, sobre cuidados preventivos da Covid-19.

O material foi apresentado para os secretários municipais da Saúde e Assistência Social, profissionais de saúde e  empresários. O objetivo é conseguir parcerias para imprimir o maior volume possível de exemplares para distribuição às famílias de baixa renda e entidades assistenciais.

A cartilha é confeccionada em formato de gibi, com ilustrações que facilitam a compreensão sobre as medidas de prevenção ao coronavírus.  O conteúdo técnico foi elaborado por profissionais de saúde, como a especialista em hotelaria hospitalar, Maria Helena Peraccini, que já contribuiu voluntariamente com cursos sobre o mesmo tema.

O presidente da Associação Amigos Solidários de Marília, Tadaumi Tachibana (Tadau), informou que já estão circulando 8 mil cartilhas e outras 5 mil estão na gráfica. A expectativa de entidade é chegar a 50 mil unidades.

Já foram entregues no Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal, Amor de Mãe e Comunidade São Judas Tadeu. Cada cartilha é entregue com um kit de higiene composto de álcool em gel, água sanitária, um detergente, uma pasta de dente, um sabonete e quatro máscaras. A Associação está recebendo doações de produtos para montagem dos kits.

O nome da cartilha, “De Hoje para a Vida Toda”, parte do princípio de que o comportamento social muda em caráter definitivo a partir da pandemia, ainda que haja vacina em breve para a Covid-19. Isso porque muitas das condutas orientadas em 2020, e reforçadas de forma simples pelo novo material, devem permanecer, evitando outras contaminações.

O lançamento da cartilha ontem teve a participação de três palestrantes. Maria Helena Peracini, coordenadora da cartilha, a infectologista Luciana Sgarbi que falou sobre o tema “O que esperar do futuro” e o psiquiatra  Juliano Rubatino abordou “Transtornos mentais em tempos de pandemia”.

Quem quiser colaborar com o projeto da cartilha e doar itens de higiene pode procurar a sede da Associação Amigos Solidários na rua Rio Grande do Sul, nº 234. Ou entrar em contato pelo whatsapp  (14) 98114-0055.