MAC vai pegar Novorizontino, Botafogo e Rio Preto na 1ª fase da Copa Paulista

Campeão poderá escolher entre as vagas para a Copa do Brasil e para o Brasileiro da Série D de 2021

Por Jorge Luiz/foto: Divulgação

 

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou ontem (dia 14), um dia após o Conselho Técnico, a definição dos cinco grupos da Copa Paulista, que acontece entre 4 de novembro e 23 de dezembro.

O Marília Atlético Clube (MAC) terá dois adversários que disputam o Paulista da Série A-1 e que possuem calendário nacional: Botafogo (Série B) e Novorizontino (Série D). Além deles, o Rio Preto, que ao lado do Alviceleste não passou da 1ª fase do estadual da Série A-3.

O Alviceleste irá definir no próximo domingo (dia 17) quais jogadores irão permanecer da Série A-3. O meia Maicon Assis e o zagueiro Moisés já deixaram o clube por outras propostas e a tendência é que mais atletas saiam pelo mesmo motivo. O técnico Guilherme Alves também irá escolher quais jogadores irão permanecer. São 22 com contratos pelo menos até o final de dezembro.

Em seu site oficial, o Botafogo já informou que irá participar da Copa Paulista com um elenco sub-20 e atletas do profissional que estejam disponíveis para o técnico Samuel Dias, já que a prioridade do clube de Ribeirão Preto é o Brasileiro da Série B, em que atualmente está na zona do rebaixamento (17º lugar), com 14 pontos.

O Grêmio Novorizontino ainda não divulgou seu planejamento para a Copa Paulista, mas a tendência é que também participe com um grupo sub-20, pois o elenco principal está na vice-liderança de seu grupo no Campeonato Brasileiro da Série D, com oito pontos em cinco rodadas. Já o Rio Preto, assim como o Marília, deverá manter uma base da Série A-3.

 

Regulamento – A Copa Paulista conta com 20 agremiações, divididas em cinco grupos de quatro agremiações. Nesta 1ª fase, os clubes jogam em dois turnos dentro das chaves, com os três primeiros colocados avançando para as oitavas de final, além do melhor quarto lugar. A tabela completa será divulgada nos próximos dias.

O campeão da competição poderá escolher entre as vagas para a Copa do Brasil e para o Brasileiro da Série D, ambas em 2021. O vice ficará com a opção preterida.

Além do grupo maqueano, a outras chaves foram definidas assim na 1ª fase. Grupo 2 – Atibaia, Comercial, Ferroviária e Velo Clube. Grupo 3 – Inter de Limeira, Osasco Audax, Primavera e XV de Piracicaba. Grupo 4 – Juventus, Ponte Preta, Portuguesa Santista e São Bernardo FC. Grupo 5 – Água Santa, Guarani, Nacional e Portuguesa.

Assim como aconteceu nos estaduais, a Federação irá bancar os testes de Covid-19 antes das rodadas. Os clubes não terão despesas com arbitragem e inscrições de atletas. Os direitos de transmissão da Copa Paulista são do “Fox Sports”, mas também há negociação com o “SporTV”. Cada agremiação poderá inscrever 26 atletas na listagem principal e contar com jogadores da ‘Lista B’.