“Gibi” contra a Covid é lançado nessa sexta

Meta é confeccionar pelo menos cinco mil unidades para que cheguem às famílias mais vulneráveis

Foto: Divulgação

Acontece nessa sexta-feira (16) o lançamento da cartilha “De Hoje para a Vida Toda”. O evento, presencial, terá participação limitada. O material didático sobre os cuidados preventivos da Covid-19 será apresentado a autoridades sociais, de saúde e empresas. A meta é chegar a cinco mil unidades para entrega à população de baixa renda.

Por conta da pandemia, a capacidade do auditório da Acim será reduzida a um terço. O objetivo do lançamento presencial é a apresentação formal do material para a conquista de parcerias na impressão e distribuição da cartilha, confeccionada em formato de gibi, com ilustrações que facilitem a compreensão acerca da prevenção do Coronavírus e outros vírus.

O nome da cartilha, “De Hoje para a Vida Toda”, parte do princípio de que o comportamento social muda em caráter definitivo a partir da pandemia, ainda que haja vacina em breve para a Covid-19. Isso porque muitas das condutas orientadas em 2020, e reforçadas de forma simples pelo novo material, devem permanecer, evitando outras contaminações.

A cartilha foi produzida pela Associação Amigos Solidários de Marília, com conteúdo técnico orientado por profissionais de saúde, como a especialista em hotelaria hospitalar, Maria Helena Peraccini, que já contribuiu voluntariamente com cursos sobre o mesmo tema.

Os Amigos Solidários conseguiram uma parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) para a primeira tiragem, a ser entregue junto com produtos de higiene às famílias de baixa renda, por meio de entidades sociais cadastradas no conselho.

Cada kit será composto de álcool em gel, água sanitária, um detergente, uma pasta de dente, um sabonete, quatro máscaras e a própria cartilha. A Associação Amigos Solidários também arrecada doações desses itens, a serem deixados na sede da entidade: rua Rio Grande do Sul, nº 234. Ou pode-se entrar em contato pelo whatsapp é (14) 98114-0055.

“As primeiras unidades deverão chegar às comunidades mais carentes de Marília, daí a importância de estarem acompanhadas do kit de higiene para colocação das orientações em prática”, considerou o presidente da Associação Amigos Solidários de Marília, Tadaumi Tachibana (Tadau).