Campanha Outubro Rosa Pet é realizada pelo curso de Medicina Veterinár

                      

O Hospital Veterinário da Universidade de Marília (Unimar) realiza durante o mês a Campanha Outubro Rosa Pet, que tem como objetivo orientar tutores de gatas e cadelas sobre os exames preventivos e sua importância, para que, no caso do aparecimento do tumor, haja o diagnóstico precoce e tratamento adequado, que garantem a saúde do animal. 


Segundo a Coordenadora da Campanha e docente do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Cláudia Sampaio Fonseca Repetti, a tradicional ação visa orientar os tutores sobre a detectação precoce. “Nas cadelas, os tumores são diagnosticados em mais de 50% dos casos, ou seja, metade dos tumores que estes animais apresentam, correspondem a neoplasias mamárias. Nas gatas, o tumor nas mamas é o 3º caso mais frequente diagnosticado. Assim, a casuística e a incidência são elevadas, por isso a gente busca conscientizar os tutores para que façam a palpação das mamas e, se caso encontrar qualquer nódulo, procurar uma orientação veterinária”, explica.


A palpação precisa ser feita com frequência e sua realização é mais indicada em momento de brincadeira, carinho ou banho, evitando o desconforto do animal. “O processo deve ser realizado em todas as mamas, com leves apertadas. Se notar alguma alteração, procure um Médico Veterinário. Ressalto que há tratamento, mas é preciso ficar atento aos animais de estimação”, esclarece a docente.


Ainda segundo Cláudia, o tumor se desenvolve nos pets por causa do uso de anticoncepcionais ou gravidez psicológica, sendo necessário a mastectomia para evitar o avanço da doença. “O câncer de mama nos pets é um tumor hormônio-dependente provocado pelas alterações hormonais, que possibilitam as células mamárias a se multiplicarem de uma maneira errônea. Como as gatas possuem cinco pares de mamas e as cadelas quatro, o tratamento realizado é a mastectomia, por ser a forma mais segura e que evita que as outras mamas possam desenvolver a doença no futuro”, expõe.


A Campanha Outubro Rosa Pet está sendo realizada no Hospital Veterinário da Unimar e, por conta da pandemia, é necessário agendamento prévio para as consultas. “O tutor, a princípio, irá conversar por telefone com uma das residentes da Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais e efetivar o agendamento. A partir do momento que chegar ao Hospital com o animal, receberá as orientações enquanto a equipe realiza os exames de busca de nódulos e, em caso de detecção, irá junto aos Médicos Veterinários discutir como dar seguimento ao tratamento”, finaliza Cláudia Repetti.


O Hospital Veterinário da Unimar realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, através de agendamento prévio pelo telefone (14) 2105-4065.