Crianças do projeto ganham brinquedo e guloseimas

A comemoração reverenciou a infância e marcou o primeiro aniversário do trabalho social

Fotos: Divulgação

As crianças atendidas pelo “Desconecta”, no bairro Costa e Silva, zona Sul de Marília, foram presenteadas no feriado de 12 de Outubro. Elas ganharam brinquedos e guloseimas, como cachorro-quente, geladinho e doces diversos. A comemoração reverenciou a infância e marcou o primeiro aniversário do projeto.

Os encontros do Desconecta aconteciam semanalmente antes da pandemia, desde outubro do ano passado, quando foi lançado com o objetivo de combater o isolamento social, agregando interação e atividades ao ar livre à nova geração, que, em razão da modernidade e tecnologia, tende a se fechar em casa.

No entanto, a pandemia chegou com a mensagem inversa de isolamento e afastamento social, um mal necessário para conter a transmissão e Covid. Nesse meio tempo os voluntários se dedicaram a outras ações à distância, como a arrecadação de alimentos e entrega de cestas básicas.

O momento pede resiliência e paciência, mas a idealizadora e responsável pelo Desconecta, Lauriele da Silva, tranquiliza as famílias sobre a retomada das atividades presenciais em breve. Enquanto isso, ela mencionou que o Dia das Crianças não poderia ser ignorado e que essa data também é a do aniversário do projeto.

As dinâmicas, brincadeiras, jogos e oficinas deram vez a uma visita rápida, mas com sabor de festa. “Já que não podemos festejar, essa foi a forma de alegrar o Dia das nossas crianças e comemorarmos o primeiro aniversário do projeto”.

Os moradores do Costa e Silva foram pessoalmente buscar os kits no centro comunitário do bairro e a equipe do projeto levou o restante até os bairros adjacentes. Ao todo, foram 160 kits contendo um brinquedo, cachorro-quente, geladinho e doces diversos.

A entrega acabou atingindo crianças que ainda não estavam cadastradas, mas que já se inscreveram para participar do projeto após o retorno presencial. Crianças e mães gravaram vídeos em agradecimento e comemoração ao aniversário do Desconecta.

 “É um projeto maravilhoso que nos ajuda a trazer nossa infância aos nossos filhos, que hoje em dia quase não têm oportunidade de brincar e interagir desconectados de tecnologia”, disseram algumas mães.

Nessa fase atípica, o isolamento social passou a ser necessário, mas Lauriele lembra que o momento é passageiro e que o projeto voltará ainda mais dinâmico, propondo que as crianças e as pessoas se desconectem um pouco da rede de Internet e convivam entre si e com o meio em que vivem. O trabalho é voluntário e gratuito, sendo aberto a novas crianças após a pandemia. O telefone de contato é 99728-9580.