Capela Nossa Senhora Aparecida tem missa às 8h e às 12h

Dia da padroeira será lembrado com celebrações em várias igrejas da cidade, seguindo medidas de prevenção a Covid

 

O Dia de Nossa Senhora Aparecida será celebrado amanhã (12) na capela dedicada à santa localizada na Vila Jardim. Para participar os fiéis deverão retirar senha com antecedência na secretaria paroquial da Igreja Santo Antônio, já que a ocupação da igreja será limitada como medida de prevenção à Covid-19.

A missa será celebrada às 8h e às 12h haverá nova missa e coroação de Nossa Senhora. A Capela de Nossa Senhora Aparecida vai permanecer aberta das 8h às 14h, no intervalo das missas para visitação dos fiéis. A orientação é de que pessoas acima de 60 anos,  crianças e pessoas dos grupos de risco, acompanhem as missas pela redes sociais.

Os fiéis que comparecerem à igreja devem utilizar máscara e haverá aferição da temperatura. A Capela de Nossa Senhora Aparecida fica na  Rua dos Crisântemos 68 – Vila Jardim. Todas as paróquias de Marília irão realizar celebrações em comemoração a Nossa Senhora Aparecida. Os fiéis devem consultar as paróquias para se informar sobre horários e orientações.

HISTÓRIA DA PADROEIRA

Em 1717, três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedrosa, moradores nas margens do rio Paraíba do Município de Guaratinguetá, desanimados por não terem apanhado peixe algum, depois de várias horas de trabalho, já estavam rumando de volta para casa, quando lançando mais uma vez a rede, retiraram das águas o corpo de uma imagem sem cabeça e, num segundo arremesso, encontraram também a cabeça da imagem de terra cozida.

Impressionados pelo evento, experimentaram mais um lance da rede, e naquele momento foi tão abundante a pescaria que encheram as três canoas.  Limparam a imagem com muito cuidado e verificaram que se tratava duma imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura. Colocaram a na capela  de sua pobre vila e diante dela começaram a fazer suas orações diárias. Não tardou a Virgem a mostrar por novos sinais que tinha escolhido esta imagem para distribuir favores especiais aos seus devotos.

A devoção e a afluência do povo cresciam todos os dias e por isso impunha-se a construção de uma capela em lugar apropriado a fim de facilitar a devoção dos fiéis. Estava aí o morro dos coqueiros, o mais vistoso de todos os altos que margeiam o Rio Paraíba. Em cima deste morro foi construída a primeira capela em 1745 e foi celebrada a primeira missa. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, já então chamada pelo carinhoso nome de Aparecida, estava em seu lugar definitivo, dando origem à cidade do mesmo nome.