Faip orienta comunidade para prevenção de Covid

Acadêmicos e supervisores também ensinaram exercícios aos atendidos para que cuidem da saúde

Fotos: Divulgação e Poty Carvalho

Alunos do último ano de Fisioterapia da Faip (Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista) passaram nove dias no bairro Chico Mendes, zona Oeste de Marília, para um trabalho de prevenção à Covid-19 e cuidados com a saúde durante a pandemia. Agora os acadêmicos seguem para os bairros Costa e Silva (zona Sul) e Santa Antonieta (zona Norte).

Um encontro entre parceiros marcou o enceramento do estágio no Chico Mendes. O evento foi realizado na manhã dessa sexta-feira (9), na Associação Amor de Mãe, uma das entidades envolvidas. O trabalho de campo foi desenvolvido com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde e de voluntários.

A unidade de saúde de referência do bairro ofereceu a lista de moradores, principalmente os mais vulneráveis aos agravos da Covid-19. Além de orientar sobre a doença e as formas de prevenção, os acadêmicos e supervisores de Fisioterapia fizeram uma avaliação dos atendidos.

A partir daí, a equipe da Faip ensinou exercícios simples e eficazes de alongamento, fortalecimento e condicionamento físico que podem ser feitos em casa.

Cada morador beneficiado teve quatro encontros com a equipe, que se dividiu em grupos para os atendimentos. Ao todo, o estágio da Fisioterapia da Faip beneficiou 40 pessoas.

Agora o trabalho continua nos bairros Costa e Silva e no Santa Antonieta, respectivamente nas regiões Sul e Norte de Marília, concluindo esse trabalho até o final do mês.

Os encontros com a comunidade são presenciais, mas respeitando todos os cuidados de prevenção ao Coronavírus. E a Faip também disponibilizou o conteúdo nas redes sociais, no whatsapp dos atendidos e pelo youtube (canal Ellen Pereira), possibilitando que beneficie mais pessoas.

A cartilha “De Hoje para a Vida Toda” foi uma das ferramentas utilizadas no trabalho. Ela foi produzida pela Associação Amigos Solidários de Marília, que é uma das parceiras da Faip nessa ação. Por ter uma linguagem acessível a todos, o material ajudou os alunos a imergirem no assunto de forma didática para transmitirem o conhecimento à comunidade de forma acessível.

Profissionais solidários

De acordo com a supervisora de Estágio Preventivo da Faip e fisioterapeuta da Secretaria Municipal da Saúde, Cintia Cristina Luiz, o trabalho de campo preventivo sobre a Covid mostrou aos alunos a importância de ter uma parceria e proximidade com a comunidade.

“Nosso foco estava na Saúde, mas isso inclui formar profissionais solidários, em especial com relação a regiões menos privilegiadas economicamente. As pessoas atendidas gostaram bastante, o que nos deixou felizes”.