VW revela primeiras imagens do SUV Taos

Apresentação será no próximo dia 13 para os mercados da América do Sul e América do Norte

A Volkswagen revelou mais detalhes sobre o Taos, novo SUV da marca que começa a ser vendido no ano que vem. Posicionado entre o T-Cross e o Tiguan, o modelo chegará no segundo trimestre de 2021 para brigar com Jeep Compass, principal representante do segmento de médios no país.

As fotos trazem o modelo com camuflagem, mas já é possível ver alguns detalhes como a grade com o novo logotipo da VW e uma linha ao centro, além dos faróis com luzes de LED. Na traseira, as lanternas mais afiladas invadem a tampa do porta-malas. Segundo a VW, o design da camuflagem foi criado por José Pavone, Chefe de Design da América do Sul, para a comunicação que antecede a sua apresentação.

Fabricado na Argentina, o modelo será construído na plataforma MQB - a mesma do Tharu, SUV chinês no qual o Taos é baseado e o qual já aceleramos - e será equipado com o conhecido conjunto formado por motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, além de câmbio automático de seis marchas.

Segundo a VW, o SUV de 4,45 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos terá as mais recentes tecnologias da marca, como controle de cruzeiro adaptativo e a noova central multimídia VW Play, com tela de 10,1" e compatibilidade para Android Auto e Apple CarPlay (sem fio).

A ideia da montadora alemã é iniciar uma “ofensiva SUV” na América Latina. Em 2018, a Volkswagen tinha 3% do mercado de SUVs na região, número que chegou a 27% neste ano após o lançamento do Nivus. A projeção é chegar aos 35% com o Taos.

“O segmento dos SUVs é o que mais cresce na América do Sul e hoje representa quase 30% em alguns mercados. Com a apresentação do Taos, a empresa continua introduzindo uma série de novos modelos na América Latina sob a estratégia da ‘ofensiva SUV’, que iniciamos em 2017. Por meio dessa estratégia, pretendemos expandir nossa oferta em um segmento em que a VW não competia e até hoje tivemos sucesso com o Tiguan Allspace, depois com o T-Cross e recentemente com o Nivus. O Taos chegará para completar a gama de ofertas no segmento superior dos SUVs”, disse Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

A motorização ainda não está confirmada, mas deverá ser o mesmo 1.4 TSI flex de 150 cv do T-Cross Highline. Com isso, a faixa de preço esperada fica na faixa de R$ 140 mil a R$ 170 mil.