Fokker 100 ex-Avianca se tornará restaurante em Brasília

Muitos devem se lembrar quando um Fokker 100 da finada Avianca Brasil teve problemas com o seu trem de pouso dianteiro ao tentar pousar no aeroporto de Brasília, em 28 de março de 2014, procedente de Petrolina, em Pernambuco.

Muitos devem se lembrar quando um Fokker 100 da finada Avianca Brasil teve problemas com o seu trem de pouso dianteiro ao tentar pousar no aeroporto de Brasília, em 28 de março de 2014, procedente de Petrolina, em Pernambuco.

Apesar da situação adversa, a tripulação seguiu todos os procedimentos de emergência, pousando com sucesso sem nenhum ocupante ferido. Porém, o avião, matrícula PR-OAF encerrou a sua trajetória operacional, permanecendo esquecido no aeroporto durante seis anos.

Por seu bom estado geral, a Avianca Brasil retirou algumas de suas peças (em especial, janelas e motores), que foram reutilizados no restante da frota. Após o encerramento das atividades operacionais da companhia em 2019, o avião ficou fadado a ser mais uma das sucatas a ocupar os aeroportos brasileiros, uma cena que foi rotina em meados da década passada.

Sem nenhum comprador, a fuselagem da aeronave parecia ter o mesmo destino dos sucateados 767-200 da Transbrasil (PT-TAA e PT-TAB) que ainda permanecem no aeroporto da capital desde 2000. Felizmente, o destino deste Fokker será diferente para a alegria dos entusiastas da aviação e para aqueles que apreciam uma experiência gastronômica com essência vintage.

Segundo Ricardo Espindola, responsável pela Pan Am Experience Brazil, a aeronave foi uma doação do aeroporto de Brasília. O avião ganhará as cores da extinta companhia norte-americana Pan American Airways, que marcou a aviação durante a chamada era dourada, e será palco de experiências gastronômicas com o objetivo de reviver os anos de glamour da aviação comercial, mas com um toque JetAge.

A estrutura do Fokker está passando por uma profunda reforma interna e externa, permitindo criar um ambiente que permita simular com exatidão os áureos tempos do transporte aéreo. A previsão é o avião estar pronto até o final deste ano.

O Fokker 100 que já pertenceu a American Airlines, antes de operar no Brasil, terá nos próximos meses aplicada a fuselagem a clássica pintura billboard da Pan Am, aliás, a última utilizada pela empresa, relembrando os tempos de uma aviação focada no glamour.