Espaço Potencial promove Drive Thru festivo

Evento apresentou nova sede e promoveu um encontro entre a equipe e atendidos

Fotos: Divulgação

O Espaço Potencial realizou um Drive Thru festivo no estacionamento da entidade para presentear as crianças e jovens autistas. O evento foi a forma encontrada de promover um encontro entre a equipe da entidade, os atendidos e familiares.

Foi feita uma entrega de um kit contendo a camiseta do Espaço Potencial, álcool em gel, máscara e um folheto explicativo de prevenção à Covid-19. O Drive Thru foi realizado na última quarta-feira (9) na própria entidade como forma de encontro, dentro das normas de segurança da pandemia, e de comemorar a nova sede.

Isso porque o Espaço Potencial ocupava uma casa alugada pela Prefeitura, mas que não comportava mais a sua estrutura de trabalho. A construção de um imóvel próprio estava em andamento quando começou a pandemia e a inauguração aconteceu no último mês de junho, sem um evento festivo por conta da impossibilidade de aglomerações.

Os pais dos atendidos entraram no estacionamento com os carros e passaram por estações montadas pela equipe da entidade, como recepção, atendimento, estação com a história do Espaço Potencial e até estação de música.

“O evento contou com a presença das famílias, que se surpreenderam com a organização e decoração do evento. Tudo foi feito realmente com muito carinho para ajudar a superar a saudade”, disseram a fundadora e coordenadora, Lurdes Santos, e a presidente, Ângela Pascoalinoto.

Desde o inicio da pandemia na cidade, em março, os profissionais só encontram os assistidos e os alunos por atendimentos online. Os profissionais buscam orientar as famílias no contato diário, adaptando rotina doméstica de acordo com as demandas familiares.

“Para as pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) as intervenções terapêuticas são essenciais para o desenvolvimento de repertórios básicos”, lembrou e frisou a coordenadora.   

Ela ressaltou que a nova rotina de isolamento social no decorrer da pandemia, sem dúvidas, trouxe perdas para esse publico nas habilidades já adquiridas e aquelas que estavam em manutenção de aprendizagem, gerando alterações de comportamentos.

As famílias vêm sendo treinadas por lives para ensinarem os filhos a cumprirem a prevenção da Covid e estarem prontos para o retorno à entidade quando possível.

Espaço Potencial

A Associação de Pais e Amigos do Autista Espaço Potencial fica na rua Belline Marconato, nº 300. O serviço acontece com a parceria da Prefeitura de Marília e a sede foi construída com o apoio dos empresários da cidade.

A entidade oferece atendimento para 114 crianças e jovens com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com fonoaudióloga, psicóloga, pedagogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, educador físico e intervenção ABA.