Novo Mercedes-Benz Classe S pode rodar sozinho e tem airbags nos bancos traseiros

O Classe S, veículo mais luxuoso da Mercedes-Benz teve a nova geração revelada na última quarta-feira (2).

O Classe S, veículo mais luxuoso da Mercedes-Benz teve a nova geração revelada na última quarta-feira (2).

O sedã também passa a ser o modelo mais tecnológico da marca alemã, e chega ao Brasil no segundo semestre do ano que vem.

Para ter uma ideia da importância do Classe S, o material com as informações para a imprensa que a Mercedes-Benz divulgou possui 85 páginas. Normalmente, os informativos não passam de 10 páginas.

Semi-autônomo nível 3

Todo esse material explica as inovações que o sedã executivo traz. Talvez a mais notável seja o modo de condução semiautônomo de nível 3. Com ele, o veículo pode rodar sem a interferência do motorista em algumas situações.

O chamado de Drive Pilot pode pilotar o Classe S em vias com velocidade de até 60 km/h. Quando acionado, o sistema controla a velocidade e a distância, além de orientar o veículo dentro de sua faixa e respeitar os sinais de trânsito, além de reconhecer situações inesperadas de tráfego e lidar com elas de forma autônoma por meio de ações evasivas dentro de sua faixa ou ação de frenagem.

Até aí, alguns outros veículos semiautônomos também cumprem as mesmas funções. A mudança é que no Classe S, o veículo assume o controle, em vez de o motorista. Segundo a Mercedes-Benz, a operação é segura, e conta com a ajuda de um conjunto de sensores, lidares, radares e mapas em alta definição.

Telas para todos

Outra novidade são os airbags traseiros, inéditos no mercado. Eles se abrem em forma de asas, e prometem segurança única para quem viaja no banco de trás. Aliás, no caso do Classe S, a maior parte dos clientes. Em vez de botões, o interior do Classe S agora pode receber até 5 telas. Duas delas funcionam como head-up display.

A tela maior projeta conteúdos de realidade aumentada diretamente na faixa da rolagem, a uma distância de 10 metros. De acordo com a Mercedes, a área de exibição é equivalente a uma tela de 77 polegadas.

O Classe S ainda estreia a segunda geração do assistente virtual da Mercedes, chamado de MBUX. Agora, algoritmos de aprendizagem e câmera voltadas para os ocupantes são capazes de identificar e antecipar desejos e intenções dos ocupantes.

Isso acontece com a interpretação do movimento de cabeça, mãos e linguagem corporal. A partir daí, o carro poderá responder com as funções correspondentes do veículo.

A Mercedes deu alguns exemplos. Se o motorista estiver procurando algo no banco do passageiro dianteiro, o carro pode acender automaticamente a luz direcional. Caso queira ajustar um dos espelhos externos, o motorista pode olhar para o retrovisor e realizar o ajuste.

A conectividade ainda vale para casas conectadas. Isso porque o carro também poderá interagir, permitindo ajustes de ventilação e iluminação. Caso a residência tenha sensores de movimento, o veículo pode informar o usuário sobre visitantes indesejados.