Paulista Sub-20 pode começar no início de outubro

Federação confirmou apenas a realização da Copa São Paulo Junior entre os dias 2 e 25 de janeiro de 2021

Por Jorge Luiz/foto: Divulgação

 

Dia de 3 outubro. Essa pode ser a data de início do Campeonato Paulista Sub-20, que acabou sendo proposta pela Federação Paulista de Futebol (FPF), na última sexta-feira (31), com os representantes de clubes das três primeiras divisões do Campeonato Paulista (48 no total). A categoria até 20 anos deverá ser a única de base a ser realizada em 2020.

Para a confirmação da data do Paulista Sub-20, será necessário a apresentação de um protocolo de segurança específico para a base, que precisará ser aprovado pelas autoridades de saúde do Governo do Estado de São Paulo. No encontro também foi dito que a Federação não irá arcar com os testes da Covid-19.

O posicionamento dos representantes dos quatro ‘grandes’ clubes (São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians) se mostrou incerto sobre a participação no estadual, por conta do calendário neste segundo semestre, em razão de outras competições de base como: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Parte das outras agremiações se posicionou favorável a realização do Paulista Sub-20 e outra parte não se manifestou.

Em razão da pandemia do Coronavírus, a Federação retirou de seu regulamento geral esse ano, a obrigatoriedade de participação dos clubes filiados, em pelo menos uma categoria de base. Antes mesmo dessa reunião, a diretoria maqueana havia revelado que a participação estaria condicionada aos custos bancados pela entidade, não somente de testagem da Covid-19, mas despesas da competição com: taxas de inscrição e arbitragem, principalmente.

 

Copinha garantida – No encontro de ontem, o MAC revelou que a FPF manteve a disputa da Copa São Paulo Junior de 2021, entre os dias 2 e 25 de janeiro. Na próxima segunda-feira (dia 3), a entidade irá se reunir com os clubes de outros Estados, menos de São Paulo, para definir quais serão os critérios adotados para a participação de cada Estado, já que ultimamente a presença tem sido estipulada pelos resultados em competições ‘domésticas’ da categoria.