Cejusc Marília alcança 1º lugar em produtividade

Audiências virtuais atingiram 100% de acordos entre abril e junho

 

Foto: Divulgação

O Cejusc de Marília alcançou o primeiro lugar na classificação de produtividade em Primeira Instância no Estado de São Paulo. Entre os meses de abril e junho foram realizadas 61 audiências de conciliação/mediação, atingindo o percentual de 100% de acordos.

Por conta da pandemia, já são quatro meses de regime especial de trabalho remoto no Cejusc de Marília (Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania da Comarca de Marília).

A chefe de Seção Judiciária, Juliana Raquel Nunes, ressalta que o serviço tem se dedicado, diariamente, em manter um padrão de qualidade de seus atendimentos à população local.

O primeiro lugar obtido pelo Cejusc Marília na classificação estadual consta na listagem elaborada pelo Nupemec, órgão responsável por implantar e gerenciar os Centros Judiciários em todo o estado.

O Cejusc Marília conta com servidores e conciliadores/mediadores capacitados e registrados no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A equipe proporciona um espaço de diálogo para que os interessados, amigavelmente, resolvam seus problemas, como divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, regulamentação de guarda e visitas, fixação de alimentos, partilha de bens, aluguéis, acidentes de trânsito, renegociação de dívidas, entre diversos outros.

A conciliação evita o ajuizamento de ações perante o Poder Judiciário, que acabam por acarretar graves desgastes financeiros e emocionais. Os interessados só precisam ter e-mail, internet, celular ou computador com câmara e áudio.

Dessa forma o Cejusc agenda uma data para a audiência, com objetivo de ajudar as partes a encontrarem, conjuntamente, a solução mais viável para o problema enfrentado.

“E a equipe do Cejusc tem prestado todo o auxílio à população local, por meio de contato telefônico, acompanhando as audiências e esclarecendo eventuais dúvidas sobre o procedimento, que é bastante simples”, disse a chefe de Seção Judiciária.

Após ser remetido um e-mail para o Cejusc (cejusc.marília@tjsp.jus.br) relatando o problema e informando o contato telefônico ou endereço eletrônico da outra parte, havendo consenso, será solicitada a apresentação dos documentos pessoais e demais documentos relacionados à demanda.

Depois é designada uma data para a realização da audiência na forma virtual, que será acessada através da plataforma Microsoft Teams, mediante convite enviado no e-mail dos participantes.

Os telefones são (14) 2105-4020 ou 2105-4018. Os atendimentos do Cejusc são gratuitos, sendo cobrado apenas o valor de R$ 60,00, referente aos honorários do profissional conciliador/mediador.

Ainda não há data prevista para o retorno dos atendimentos presenciais, sendo a audiência virtual o melhor caminho disponibilizado à população para conseguir resolver seus conflitos nesse momento de pandemia.