Estudantes da Etec se unem para doar sangue

Alunos elaboraram campanha para incentivar mais pessoas ao gesto solidário

Foto: Divulgação

Os estudantes da Etec Antonio Devisate se uniram para uma doação conjunta de sangue. O objetivo é minimizar o impacto da pandemia de Coronavírus, que reduziu a adesão dos doadores. O Hemocentro adotou medidas específicas para garantir a segurança dos voluntários.

Com o objetivo de promover a solidariedade, a reflexão e a empatia, os estudantes do 1º módulo do curso Técnico em Administração da Etec Antonio Devisate decidiram promover a campanha Doe Sangue.

Iniciada em 6 de julho, a ação se estende até o final do mês. Cada doação pode salvar até quatro vidas e além do benefício direto desse gesto entre os alunos, a expectativa é dar o exemplo e estimular mais pessoas à mesma atitude. Toda a comunidade escolar está sendo convidada e incentivada.

“Julho é um mês em que, habitualmente, segundo o Hemocentro, ocorrem reduções de até 50% nas doações ao banco de sangue. Somando a insegurança gerada pela pandemia do novo Coronavírus, os estoques estão ainda mais críticos”, mencionou a turma do 1º módulo do curso Técnico em Administração da Etec.

Conforme os estudantes levantaram junto ao banco de sangue, os tipos sanguíneos que estão com maior falta são o A-, o B-, o O+ e o O-. O Hemocentro faz o agendamento de horário para a doação de sangue, o que evita aglomerações.

No último sábado (18) um grupo de estudantes esteve no Hemocentro para realizar a doação. Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde; pesar mais de 50 kg; ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; e estar alimentado (evitando alimentação gordurosa duas horas antes da doação).

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Sendo que menores, a partir dos 16 anos, precisam estar acompanhados de um dos pais ou responsável legal. Já os maiores de 65 anos só podem doar se já tiveram feito a doação antes de completarem 60 anos.

O Hemocentro fica localizado na rua Lourival Freire, nº 240, Fragata. O horário de funcionamento é das 7h às 13 horas de segunda a sábado. O candidato à doação de sangue precisa portar um documento oficial com foto.