Land Rover lança nova geração do Defender no Brasil a partir de R$ 400 mil

São três versões, todas com motor 2.0 turbo de 300 cv a gasolina

A Land Rover lançou a quinta geração do Defender no Brasil em 3 versões: S - R$ 400.750, SE - R$ 426.750 E HSE - R$ 461.150.

Todas as versões trazem motor 2.0 turbo de 300 cavalos e 40,8 kgfm e câmbio automático de 8 marchas. O Defender acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, e pode alcançar a velocidade máxima de 191 km/h.

O novo Defender, depois de anos de expectativa, foi apresentado em setembro passado, no Salão de Frankfurt. A versão original, foi lançada em 1948, e, ao longo dos anos, teve outras 4 gerações.

O modelo é conhecido por ser um dos veículos com melhor aptidão off-road de todo o mundo. No Brasil, ele chegou a ser produzido entre 1998 e 2005. A quarta geração deixou de ser produzida em 2016.

Ícone moderno

De acordo com a Land Rover, a nova carroceria monocoque de alumínio é três vezes mais rígida do que os modelos tradicionais.

Outra novidade na construção é a suspensão a ar disponível em algumas versões, que acompanha o sistema Adaptive Dynamics, que monitora os movimentos do veículo 500 vezes por segundo. Com isso, a reação às condições de piso é quase que instantânea.

Para o off-road, o sistema Terrain Response permite que motoristas mais experientes configurem os parâmetros do veículo como quiserem. Por outro lado, os inexperientes podem apenas acionar o sistema e deixar que a eletrônica faça como achar melhor.

Tecnológico

O Defender ganhou capacidades lameiras, mas também tecnologia. Entre elas está o sistema de atualização de software automática, que faz download de novos dados de forma remota, deixando o veículo sempre atualizado sem a necessidade de uma visita à uma concessionária.

Há também o "capô transparente". Câmeras instaladas na parte de baixo do veículo revelam, na tela central de 12,3 polegadas, a visão escondida pelo capô. Também há o mesmo efeito para a traseira.

Piloto automático adaptativo, assistente de pontos cegos, monitoramento de tráfego cruzado traseiro, head-up display e faróis full LED também estão na lista. Até uma proteção para a pintura está disponível para minimizar danos como arranhões.