Ford lança nova família Bronco, que pode chegar ao Brasil

Fora de linha desde 1996, modelo volta com 3 versões, todas com tração 4x4 e boa aptidão off-road

A Ford revelou na última segunda-feira (13) a nova geração do Bronco, um dos lançamentos mais esperados da indústria automotiva em 2020.

Mais do que um modelo, Bronco agora será uma família de SUVs, composta por 3 veículos: Bronco 2 portas, Bronco 4 portas e Bronco Sport.

Os novos Bronco também serão veículos globais, vendidos em diversos países do mundo, além dos Estados Unidos. Os Bronco 2 e 4 portas têm produção programada para começar no início de 2021, com as vendas sendo abertas poucos meses depois. Já a versão Sport começa a ser fabricada ainda no final de 2020.

Ao menos uma das versões pode ser vendida no Brasil - unidades do modelo apareceram rodando em testes em solo nacional. A Ford, no entanto, não confirma a comercialização por aqui.

Só motores turbo

Os dois primeiros possuem maior aptidão off-road, enquanto o terceiro traz maior apelo urbano - para concorrer em um segmento de maior volume de vendas. Um ponto de contato entre eles, além do nome, é a tração 4x4.

Os Bronco 2 e 4 portas podem sair de fábrica com duas motorizações, ambas da família EcoBoost: 2.3 de 4 cilindros e 270 cavalos ou V6 de 2.7 litros e 310 cv. Há opções de câmbio manual de 7 marchas ou automático, de 10 marchas.

Já o Bronco Sport tem duas opções menos potentes, mas também EcoBoost: 1.5 de 3 cilindros e 181 cv, ou o 2.0 de 245 cv. Ambas trazem câmbio automático de 8 marchas.

O Bronco é um modelo bastante conhecido pela robustez - um dos seus rivais é o Jeep Wrangler, além de ser um ícone da Ford. Antes dessa nova geração, ele foi produzido durante 30 anos, entre 1966 e 1996. Nesta nova "encarnação", a nomenclatura Bronco irá substituir os emblemas da Ford nos veículos.

Bronco 2 e 4 portas

Essas são as versões com maior apelo off-road. Nos Estados Unidos, elas serão vendidas com preços a partir de US$ 29.995, ou o equivalente a R$ 161 mil, na conversão direta.

O novo Bronco terá sete modos de condução: Normal, Eco, Sport, Terreno escorregadio e Areia, Baja, Lama/Sulcos e Pedras.

Há dois sistemas de tração 4x4: uma mais simples e outra avançada. O primeiro possui uma caixa de transferência eletrônica de duas velocidades. Já o segundo, que será vendido como opcional, traz uma caixa eletromecânica de duas velocidades, que adiciona um modo automático para o 4x4 sob demanda. Ela utiliza um eixo traseiro sólido Dana 44 AdvanTEK e um diferencial independente Dana AdvanTEK - ambos com travamento eletrônico.

Segundo a Ford, o novo Bronco é o melhor em seu segmento quando o assunto é capacidade off-road. Ele tem quase 30 cm de distância para o solo, ângulo de ataque de 29 graus e ângulo de saída de 37,2 graus, além de capacidade de submersão de 85 cm.

Porém, nem apenas de espírito aventureiro vive o Bronco. A cabine traz quadro de instrumentos digital e central multimídia de 12 polegadas. Além disso, há câmeras por toda a volta do veículo, que proporcional visão 360 graus ao motorista.

Entre os opcionais, há o pacote Ford Co-Pilot360, que inclui frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, aviso de colisão frontal, alerta de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado, sistema de manutenção de faixa, controle de velocidade adaptativo e reconhecimento de placas de trânsito.

Bronco Sport

A versão mais "simples" do Bronco traz um visual mais convencional, ainda que seja bastante diferente de seus pares. Ele é um pouco menor do que seu maior rival, o Jeep Compass: tem 4,39 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos e 1,79 m de altura.

Assim como os modelos mais "capazes", o Bronco Sport tem diversos modos de condução. Nas versões Badlands e First Edition, há os mesmos 7 dos "irmãos". As demais configurações não trazem as configurações específicas para lama e rochas.

Ainda no campo das aptidões off-road, o Bronco Sport tem um controle de velocidade específico para terrenos acidentados, com velocidades de até 32 km/h, permitindo que o motorista se concentre na navegação da trilha.

Outro recurso interessante é uma câmera para trilhas, com lavador de lentes. Ela ajuda a dar melhor visibilidade do terreno, e tem as imagens exibidas na tela de 8 polegadas da central multimídia.

Mesmo sendo mais barato, o Bronco Sport traz, desde, de série, o pacote Ford Co-Pilot360, que inclui frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, aviso de colisão frontal, alerta de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado, sistema de manutenção de faixa, controle de velocidade adaptativo e reconhecimento de placas de trânsito.