Missa online comemora o dia de São Bento hoje

Bispo dom Luiz Antonio Cipolini faz celebração que será transmitida pela Internet

 

Hoje (11) é comemorado o Dia de São Bento, patrono da Catedral de Marília e padroeiro da cidade. A Catedral foi a primeira das paróquias da cidade e posteriormente a matriz de São Bento, transformou-se na Igreja Catedral Basílica de São Bento Abade, sede da Diocese. Às 19h o bispo Dom Luiz Antonio Cipolini, celebra uma missa na catedral com transmissão ao vivo pelo Youtube e o Facebook da Diocese de Marília.

O padre Tiago Barbosa, assessor de comunicação da diocese, afirma que São Bento Abade é um dos grandes santos da historia do catolicismo, criando a regra beneditina e   foi um grande pai espiritual de toda vida monástica.

“Abade vem do ‘aba’, que significa pai. É um dos grandes pais da vida monástica, que alimenta a igreja, que reza pela igreja, que faz com que nós consigamos continuar fortalecidos pelo desejo de evangelizar. Enquanto nós trabalhamos, os monges nos mosteiros rezam pela santificação da vida da Igreja e pela santificação do mundo. A máxima da regra beneditina, criada por São Bento é o famoso ‘ora et labora’, significa orar e trabalhar”.

Padre Tiago explica que a regra de São Bento impregna na vida monástica as grandes duas máximas do ser humano:  rezar, louvar a deus e trabalhar em prol dos homens. “E assim São Bento se torna um grande exemplo para todos nos. Que esta máxima que vem dos mosteiros possa nos ajudar no trabalho cotidiano e todos consigamos santificar nossa existência por meio de nossa oração diária e contínua e por meio do nosso trabalho”, disse.

Segundo Padre Tiago, a Catedral São Bento é um exemplo para as demais paróquias. “Temos a graça de ter São Bento como  patrono de nossa igreja catedral. Nossa Catedral Basílica Menor dedicada a São Bento é um grande espelho para todas as paróquias de nossa diocese, que tem em nossa catedral a nossa igreja mãe. “São Bento como farol nos ajuda no segmento de Cristo e faz com que todos nós sigamos a Cristo levando uma vida santa de muita oração e de muito trabalho.”

VIDA

São Bento nasceu na Itália, em Núrsia, no ano de 480 depois de Cristo. Membro de uma nobre família daquela região foi enviado ainda muito jovem para aprender retórica e filosofia em Roma.

Já em Roma, realizando seus estudos São Bento percebeu que sua vida ainda era mundana e superficial, então retirou-se para uma vida reclusa dedicando-se ao estudo da Bíblia e do cristianismo. Para tal, ele se retirou nas montanhas da Úmbria, dedicando-se a uma vida de oração, meditação e exercícios para a santidade.

Após três anos em uma gruta, São Bento passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, buscando nas regras de São Pacômio e São Basílio uma vida monástica ocidental e romana, nascendo assim o mosteiro de Monte Cassino.

A Regra Beneditina ou Regra de São Bento

São Bento criaria após muitos anos de estudos aquela que é conhecida até hoje como Regra Beneditina, que formava cristãos santos, através da prática dos mandamentos e ensinamentos de Jesus Cristo, além dos conselhos do evangelho. Logo após sua criação as Regras de São Bento tomaram inúmeros mosteiros Europa a fora com a máxima "Ora et Labora" (Ore e Trabalhe).