Sorteio da Liga dos Campeões coloca 26 títulos de um lado e nenhum do outro

Todas as partidas do principal torneio de clubes do mundo vão ocorrer em Portugal

O sorteio das quartas de final da Liga dos Campeões ontem proporcionou várias situações curiosas para as próximas fases da competição. Que por si só já serão históricas, no formato "Final 8". A primeira foi garantir na decisão pelo menos um time que nunca conquistou a Champions, com um chaveamento em que de um lado não há um título sequer na conta, enquanto que do outro são 26 troféus na bagagem.

Já classificados para as quartas de final, RB Leipzig, Atlético de Madrid, Paris Saint-Germain e Atalanta caíram todos na mesma chave. Um finalista sairá deste grupo. O time francês nunca encarou o italiano na história da Champions. A primeira vez será no dia 12 de agosto. O mesmo acontecerá com as equipes alemã e espanhola, no dia 13.

“Desejamos que chegue logo o duelo contra o Atlético de Madrid. É uma equipe muito experiente, que se caracteriza por uma sólida defesa. Mas temos um time forte, jovem e capaz de superá-la. Será um momento especial”, disse o diretor esportivo do RB Leipzig, Markus Krosche.

"Como sempre, nas quartas você enfrenta grandes equipe. O Leipzig fez uma temporada magnífica. Tem uma forma de jogar muito ofensiva. São 50% de chance de avançar", opinou o técnico do Atlético, Diego Simeone. Do outro lado ficaram: Real Madrid, o maior vencedor da Liga dos Campeões, com 13 títulos; Barcelona e Bayern de Munique, com cinco; Juventus, detentora de dois troféus; e o Chelsea, com um. Esse lado do chaveamento das quartas ainda tem Manchester City, Lyon e Napoli, ainda zerados em Champions.

Dependendo de quem avançar para as quartas de final, o Barcelona pode encarar novamente o Bayern de Munique. Das últimas três vezes que esses gigantes europeus se enfrentaram na Liga dos Campeões, um deles ficou com o troféu (2008/09, 2012/13 e 2014/15). Além disso, há a chance de Real Madrid e Juventus se cruzarem, pela 22ª vez no torneio.

As oito equipes que ainda precisam terminar os confrontos pelas oitavas se enfrentam nos dias 7 e 8 de agosto, às 16h (horário de Brasília). “Primeiro temos que jogar contra o Real Madrid. Se pensarmos na próxima fase, os reis da competição vão despachar o nosso time. Não há ninguém no Manchester City que conhece o Real tão bem quanto eu. Sei como temos que jogar”, comentou o técnico do City, Pep Guardiola.