Equipamento para descontaminação de ambientes é desenvolvido em parceria com a Nebutech Brasil

 

 

O Hospital Beneficente Unimar (HBU) e a Universidade de Marília (Unimar) em parceria com a Nebutech Brasil deram início ao protocolo de pesquisa ao equipamento Paerosol, um sistema de descontaminação de ambientes através da aerossolização, que realiza a emissão no ar soluções químicas desinfetantes. O equipamento foi desenvolvido nos Estados Unidos e estudos comprovaram que esteriliza 99% do ambiente.


De acordo com a Superintendente do Hospital Beneficente Unimar, Márcia Mesquita Serva Reis, o projeto tem como objetivo promover a segurança dos pacientes e colaboradores. “Estamos dando início nesta parceria para a pesquisa, visando de fato trazer novo sistema de desinfecção, tanto para as áreas hospitalares quanto para as áreas comuns, dando mais segurança aos nossos pacientes. O objetivo é com um sistema automatizado, a base de ar comprimido, realizar uma nebulização seca que em vinte minutos esteriliza um ambiente com 99% de segurança, não só de desinfecção de Covid-19, que hoje é um problema real diante da pandemia, mas também germes ultra resistentes e os fungos, a que todos estamos sujeitos”, explica.


Ainda segundo a Superintendente, a parceria renderá muitas linhas de pesquisa. “Começaremos a parceria com o Paerosol, focando na esterilização das superfícies, e futuramente vamos avançar com outras linhas de pesquisa. A Nebutech é um grupo muito sério, que está trazendo estes equipamentos utilizados nos EUA, com pesquisas já realizadas, para que possamos de fato nacionaliza-las e dar funcionalidade dentro das necessidades do Brasil”, complementa.


Segundo o representante da empresa Nebutech no Brasil, Fernando Castro Freire, os testes serão responsáveis pela validação do equipamento no país. “O Paerosol já foi testado nos EUA e a sua eficácia comprovada para o combate de vírus, bactérias e fungos. Agora, os testes serão realizados junto ao corpo docente da Universidade de Marília e equipe do HBU para validarmos o equipamento e colocá-los nos hospitais para termos um ambiente mais seguro e descontaminado”, ressalta. O equipamento elimina as contaminações de equipamentos e superfícies por meio da nebulização química, uma tecnologia que pode ser utilizada em diferentes ambientes sem danos, já que a dispersão dos líquidos é realizado como uma névoa fina no ar. O Gerente Geral da Nobutech no Brasil, Willian Marandola, conta que este é um Projeto pioneiro no país. “Somos uma das poucas subsidiárias que pode realizar pesquisa para atendimento local e o foco aqui é mostrar uma tecnologia de desinfecção de sala inteira sem o toque, sendo assim mais eficiente porque a gente consegue desinfetar o ar, paredes, teto e superfície que em geral a limpeza convencional não realizaria”, explica.


Ainda segundo ele, o projeto vai possibilitar não só a segurança dos hospitais, mas sim de variado setores. “A Unimar é um polo de grande influência regional e possui o Hospital que é referência ao tratamento ao Covid-19 e que infelizmente não está imune. Nós temos um desafio e com esta tecnologias será possível trazer uma segurança maior, assim futuramente oferecer uma plataforma de tecnologia para outros setores como mercados e empresas. Então, é a Universidade possibilitando que novos setores possam colher benefícios”, destaca.